Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 21 de Jul de 2008 às 18:17

13º Encontro de Web Design em Recife e NoB

Ao contrário do ano passado a edição desse ano (que aconteceu sábado, 19), teve um saldo bem positivo com palestras que empolgaram e até brindes mais simpáticos. :) A falha ficou na parte da distribuição do tempo entre as palestras e da interação com o público.

Ronaldo Gazel – FLashback!

13º EWD Recife
Abriu o evento muito bem, mostrando que o dia seria para desbravar os conceitos, esquecendo de ferramentas e detalhes mais técnicos. O artista usou de muitas imagens e vídeos para mostrar a evolução das peças publicitárias e de design, passando pelos games como Atari, rádio, pela História da Arte, evolução das redes, fotografia, cinema, Apple e até linguagem corporal e rock ‘n’ roll. Esse uso de gráficos em conjunto com a desenvoltura dele foi quase hipnótico. Ah claro, falou do Twitter também, e pelo jeito ele é viciado na ferramenta como nós.

Confesso que se soubesse da quantidade de assuntos da palestra, chegaria um pouco mais tarde com o pé atrás por achar que ele não conseguiria dar conta do recado no tempo disponível, mas o Ronaldo fez a melhor palestra daquela manhã.

Ricardo Accioly – Palestra Virtual sobre Joomla

Só dando o feedback a organização: a idéia de palestra virtual não agradou a ninguém com quem conversei e nem a mim. Minha sugestão é que no próximo ano usem assuntos técnicos, como o CMS Joomla, para montar Workshops (pode até cobrar por fora) para os interessados.

Irving Suna – Saindo da superfície: Soluções estratégicas

Desculpa Irving, mas não vou poder falar bem da sua palestra, uma pena porque era justamente a que representava o mercado daqui e a Fishy, como produtora web, tem minha admiração. Eu entendo que o nervosismo bate até nos mais experientes, mas foi uma grande falha ter deixado a apresentação dos cases totalmente dependente da conexão do hotel, é sempre preciso ter um plano B. Mesmo que fosse usar screencasts salvos no notebook ou mesmo telas em JPG, seria mais legal que esperar os vídeos e interfaces em Flash carregarem na conexão sofrível do Mar Hotel. O tempo também ficou estranho, não sei se a organização diminuiu o espaço mas ficou parecendo que foi preciso ser superficial para dar tempo de mostrar tudo. É realmente de se estranhar, porque você tem certa experiência com palestras. Torcemos para que as próximas sejam melhores.

O almoço

13º EWD Recife
Foi um episódio à parte. Oportunidade de rir com a galera da faculdade e comprovar como o mundo é injusto ao constatar que a quantidade de comida que o Augusto (o primeiro da esquerda para a direita) ingere é inversamente proporcional ao seu físico. :P

Chico Baldini – O mundo é plano, a cauda é longa… e você ainda é o mesmo?

13º EWD Recife 13º EWD Recife
As risadas durante e fortes aplausos no final resumiram bem a palestra do Chico Baldini da W3haus. O ilustrador soube mostrar os cases como ninguém. Sem deixar a sensação de déjà vu, com bom humor e a participação do público. Porém não só de cases se resumiu a palestras. O tema de dois livros – O mundo é plano de Thomas L. Friedman e The Long Tail do Chris Anderson – e a característica multidisciplinar da Web foram muito bem apresentados pelo palestrante, mesmo com o pouco tempo.

Engraçado quando o Chico perguntou quem já tinha ouvido falar no conceito de cauda longa só o povo da faculdade e uns gatos pingados levantaram a mão, será que os profissionais do nordeste estão precisando ler mais ou precisam conhecer minha professora de E-bussiness?

Raphael Vasconcellos – Comunicação interativa. O caos controlado

13º EWD Recife
Tinha o peso de ser a palestra mais aguardada desse ano e não desapontou. Como era de se esperar, o Diretor Executivo de Criação da AgênciaClick abusou de cases de peso mundial de comunicação interativa, passando pelos grandes virais e estimulando a inquietação. Também mostrou cases recentes da Click, como o da legenda falsa do Lost. Mais uma vez a organização pecou na administração do tempo, anunciando que a palestra do Raphael tinha 5 minutos para acabar quando estava esquentando, limite que não foi respeitado para alegria de todos. :)

NoB

NoB do 13º EWD Recife NoB do 13º EWD Recife
Finalmente Recife teve um Nerds on Beer com álcool. Depois do primeiro com apenas 2 participantes comendo hamburger, dessa vez uma galera de 7 pessoas se juntou no Biruta em Boa viagem para brindar ao mundo Nerd e aprontar altas confusões. Valeu muito a presença e o papo com Yeltsin, Augusto, Erick, Gilson (ao qual prometi não falar sobre as barberagens depois de ter bebido 2 cocas), Eveline, e o Valongueiro.

Valeu a pena?

Lamento que com 13 edições em várias cidades do Brasil o evento ainda tenha problemas de má distribuição de tempo entre os palestrantes. Lamento também pela dinâmica da mesa redonda que encerrou o evento, pois um dos momentos mais aguardados era a hora dessa interação. A batata quente não fazia sentido, só era preciso alguém para mediar e estimular a participação sem essa de “pára a bola e faz uma pergunta mesmo que você não queira”. O resultado foram perguntas fracas e pessoas frustradas por não perguntar (como eu) por falta de tempo. Mesmo assim o saldo foi positivo, sabemos que problemas acontecem em eventos desse tamanho. À organização, quero deixar os parabéns pelas ótimas escolhas de palestras desse ano e deixar a torcida que o 14º seja ainda melhor. Até o próximo ano ou até o Intercon, quem sabe.

Mais Links:

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

Tags:, , ,

  • por Muniz
  • Web

  • Como sempre o EWD tem seus altos e baixos. Mas é de se estranhar que, mesmo com 13 edições, ainda ocorram falhas básicas.

    Só por curiosidade, esse gráfico do Alexa aí da foto com esse pico de acesso é de qual ação?

  • @Walmar
    O gráfico mostrava a quantidade de acessos do site da Cadbury depois de viralizar o Cadbury Gorilla. O mais impressionante (além do fato de uma campanha dessas fazer tanto sucesso) é que os outros sites no gráfico são Nestlé e acho que Hersheys. Ninguém fazia idéia da existência da Cadbury até então.

  • os dois encontros que fui foram praticamente iguais.

    esses encontros são tão… web 1.0!

  • Concordo com o Rodrigo, este ano foi melhor… E o Raphael Vasconcellos da Agência Click detonou…

  • Acho que a mensagem mais interessante do encontro foi: não se prenda as ferramentas e as técnicas. Entenda os conceitos.

    Abs

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais