Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 15 de Feb de 2006 às 23:31

A força de um redesign

O Walmar hoje colocou no ar o novo layout do seu Fator W. Site que em pouco tempo virou uma referência de qualidade com seus excelentes artigos na área de web. Um belo trabalho, exemplo de estrutura e layout clean, bonito e direto. Além de divulgar e parabenizar o Walmar, queria também nesse post falar da importância do redesign para um site.

Quanto tempo seria ideal para passar com um tema sem que você enjoe o usuário ou perca a identidade e a empatia que o mesmo tem com o projeto? Já li por aí que de 3 em 3 meses é ideal que o web design faça algum tipo de modificação num site, mesmo que essas sejam simples. Eu já acho que isso depende muito da quantidade de acessos e principalmente do objetivo do site.

Portais de grande acesso por exemplo, seria ideal que eles mudassem de cara a cada 6 meses, pois teria oportunidade de testar 2 layouts por ano sem muito agredir o “look and feel” do visitante, já que quem acessa um portal geralmente procura por conteúdo, pressupondo encontrá-lo em determindos lugares das páginas tão padronizadas e não por surpresas no layout.

Já blogs e portifólios de profissionais web, acho que quanto mais experimentar melhor, mesmo que dê errado, é melhor dar errado num projeto pessoal. Imagina descobrir que uma coisa dá errada quando colocar no ar o seu primeiro projeto de um grande cliente?
Claro, não que você vai colocar um tema novo todo dia ou mudar toda a estrutura do seu site numa paulada só. Isso pode ser feito aos poucos, mas não parando… :) Vejo muitos programadores e designer, principalmente brasileiros, que dizem usar o blog para experimentos e não levam isso a sério e passam até mais de 1 ano sem modificá-lo. Alguns nem mudam o layout, mas tentam inovar na estrutura.

Acho que deveríamos pensar em inovar mais na arquitetura ou no design dos nossos sites pessoais porque aqui a gente pode e deve errar, para aprender com o erro e discuti-lo com o vizinho blogueiro. Juntos buscarmos abertamente soluções sem precisar de agredissões ou encarar certas críticas como tais. Tem blogueiro que acha que vive numa redoma perfeita, do layout perfeito, da arquitetura perfeita. Isso prejudica o site dele que não muda e o seu site que recebe o comentário dele cheio de ataques. Esquece que blogar é muito mais que escrever, é trocar idéias saudavelmente, é aprender.

Só experimentando inovações e discutindo-as a gente vai poder melhorar a web brasileira, e olha que ela ta precisando de um belo up.
By the way, hoje foram divulgadas as novidades para o CSS Reboot de 1º de maio.
ps.: Não prometo participar do reboot desse ano porque meu computador está quase morto.

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • por Muniz
  • Web

  • Olá Rodrigo! Primeiramente, obrigado pelos elogios. Comentando o seu post, quanto à periodicidade, eu tenho na cabeça aquela idéia que um projeto web está em constante construção, pelas características naturais do meio.

    Quanto a um redesign completo, não acredito que haja uma periodicidade definida. Cada caso é um caso, até pelo nível de trabalho. Dá pra imaginar o esforço que é fazer um redesign em um portal gigante como o UOL (que, dizem fontes obscuras, está em pleno processo de migração para web standards)?

    Blogs e sites pessoais têm mais liberdade. Afinal, são quase laboratórios mesmo, é possível ousar mais.

  • Bill

    Concorto contigo, há muitas coisas a serem testadas e o que vemos é sempre uma mesmice, sou novo no mundo blog e dos layouts, tenho conhecimento quase nulo de programação e design, mais corro a web atrás de novidades, dicas que possa usar.
    Creio que o que falta para muitos é coragem, mudar as vezes assusta não quem visita mais quem muda.

    [s]s

  • É porque eu sou um animal burro, mas adoraria saber fazer um layout desses bonitos, e agradáveis, como este teu e o link q indicastes.

    E eu acho que só vale mudar o tema quando você não se sente mais bem com ele. O blog tem que transparecer você, não os visitantes.

    Agora, grandes portais não deveriam mudar muito, porque o layout tem a ver com a identidade do site.

  • Pingback: » Redesing: Yahoo! e MSN - Rodrigo Muniz + Tecnologia, Webstandards, CSS, Internet, Web design, Cultura, Fotografia, Música... ()

  • Com certeza… acompanho quando dá o Fator W quando da e sempre acho bem interessante os artigos. Pena q ando com o tempo muito corrido e não estou acompanhando nem aprendendo muito sobre tableless. Tive que apelar para o TABELÃO mesmo pra terminar uns projetos aí. Mas tudo bem…

    Ainda vou fazer um redesign… e vai ser tableless heuaheuaea

  • nela

    o q eu queria saber era td sobre redesign pra fazr um trabalh,quem m podr ajudr agradeço imenço

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais