Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 22 de Oct de 2007 às 08:00

A simplicidade faz toda a diferença

Numa das reuniões do Projeto Interdisciplinar da faculdade estávamos procurando uma solução que ficasse acessível, usável e fosse fácil de implementar para exibir significados de termos não muito comuns nas páginas. Tínhamos duas sugestões:

  1. Usar Javascript para mostrar o significado num balão
  2. Abrir uma Lightbox com o conteúdo do significado

Mas os problemas de usabilidade nos incomodavam. Foi aí que na conversa surgiu mais ou menos a seguinte questão que não lembro quem fez: Nos livros usa-se notas de rodapé no final do texto, né?

Mas era exatamente isso que estávamos tentando fazer o tempo todo! Como ninguém conseguia chegar numa idéia tão simples, prática, lógica, acessível e usável como essa? Não é engraçado?

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • Estava falando com meu primo, esses dias atrás, sobre algo parecido.

    As vezes ficamos presos às práticas que estamos “acostumados” em nosso dia-a-dia, mas certas vezes a solução mais simples pode ser a melhor a ser utilizada.

    Belo exemplo Rodrigo!

  • Show de bola :)

    Simplicidade é a chave do negócio, quando começa a complicar surge problemas, ninguem usa e etc.

    E o mais interessante é que se pode usar uma simples ancora e o cara vai lá para a nota, sem JS, sem frescura, acessivel e fácil de usar :)

    Parabéns pela solução.

    Abraços

  • @Alexandre,
    Obrigado pelos parabéns, mas isso foi mérito do grupo e não meu hehehe…

    A sua idéia da âncora também é excelente, mas queríamos uma forma de deixar bem simplificado mesmo para deixar o controle ao máximo nas mãos do usuário, deixando assim que ele escolhesse que horas queria procurar pelo significado do termo na página sem que a palavra fosse um link, entende?

    Mas acredito que podemos usar a âncora desde que tenhamos um link para voltar ao termo no meio do texto.
    Obrigado.

  • Vou dar meu pitaco. :P
    Não gosto de notas de rodapé nem eu livro, muito menos na Web. Se em um livro a explicação de um termo torna-se necessária, o ideal seria um espaço na lateral da página na mesma linha do termo de forma que caso eu queria lê-lo não perca a referência da linha do texto de onde eu estava.
    Se for para usar algo assim mesmo, gosto da idéia da âncora, mas desde que também existe uma âncora ao final na explicação para voltar à linha do termo.

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais