Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 24 de Nov de 2006 às 19:14

A TIM é spammer por SMS

[update 09/12/2006]: Seguindo a dica do Coeli, registrei a queixa na ANATEL dois dias depois de escrever esse texto e 24 horas depois um atendente da TIM Nordeste me ligou perguntando mais detalhes, dizendo um monte de “sim” e até agora, 15 dias depois, não recebi mais nenhum spams e olha que é final de ano. Cada vez mais estou convencido que no Brasil a coisa só funciona “na marra”.

Tim - Viver sem sossegoÉ triste, mas minha guerra contra as empresas de telefonia continua. Em mais uma batalha hoje briguei novamente com atendente, na verdade eles praticamente pedem para levar uns “catiripapos” via telefone. Queria ter como gravar isso. Dessa vez eu não queria cancelar minha linha como foi com a Telemar, queria nada demais juro! Só parar de receber SPAM da TIM todo dia via SMS, um desrespeito incrível com os clientes. Estou trabalhando, comendo ou coisas do tipo, escuto o sonzinho do SMS e paro pra ler propaganda que não me interessa. Todo dia recebo no mínimo um SMS “oferecendo vantagens” e isso me deixa… Dá pra imaginar como isso me deixa.

Depois de passar por uns níveis de menu:
– Tim Nordeste, Renata, boa tarde. Qual o seu nome e número de celular com DDD, por favor?
– Olá, boa tarde. Rodrigo e o número é 81 96…
– Em que posso ajudar senhor Rodrigo?
Quero parar de receber propaganda por SMS.
– Como assim senhor?
– Err… Todo dia eu recebo no mínimo um SMS com propaganda da TIM que eu não solicitei na minha caixa de entrada.
– Ah, mas isso é a maneira como a empresa deixa os seus clientes informados sobre novos serviços e promoções.
– Mas eu não solicitei isso, Não pedi para receber propaganda da TIM, compreende? Quero parar de receber.
– Sim, só um minuto por favor.

… A clássica musiquinha e voz erótica falando maravilhas do serviço da empresa

– Sr. Rodrigo, desculpe a demora e obrigado por aguardar, pelo que entendi o Sr está recebendo SMS de propaganda no seu celular, é isso?
– Sim, mas propaganda de vocês da TIM. Agora mesmo recebi uma oferecendo ringtone de hino do meu time de futebol, eu nem torço pra time nenhum.
– Ah, mas como lhe falei isso é a política da empresa para informar a seus clientes todas as novidades dos serviços e promoções.
– Isso eu sei, mas a questão é que eu como cliente não considero isso como informativos porque é pura propaganda que eu não solicitei, não estou interessado em receber isso. Quero parar de receber esse SPAM da TIM.
– Mas não tem como o Sr. cancelar isso.
– Ahn? Hein?
– Não tem como o Sr. cancelar esse recebimento.
– Como não? É só tirar meu número dessa lista. Veja, isso é propaganda não solicitada, isso é intrusivo e eu como cliente não quero receber. Então por favor dê um jeito de eu parar de receber isso.
– Mas é uma norma da empresa, não uma solicitação do cliente, nós não temos como cancelar esse canal de comunicação.
– Eu não estou pedindo para cancelar o canal de comunicação SMS, estou pedindo para parar de me mandar propaganda diária que eu NÃO SOLICITEI! Hoje pela manhã mesmo foi uma falando de promoções de celulares para o Natal, eu já tenho um celular que já está de bom tamanho… Não estou interessado nisso, ou seja, isso é intrusão e não quero.
– Mas senhor, entenda que não é possível cancelar o recebimento das novidades da TIM. É o meio que a empresa tem de informar ao cliente coisas que podem ser do interesse…
– Desculpa, mas é aí que está a questão, quando é do meu interesse eu autorizo, não tem nada no contrato dizendo que vou receber propaganda de vocês diariamente, onde fica meu direito de escolha? Quero escolher receber ou não isso, caso contrário vou deixar de ser cliente de vocês. Isso é uma prática spammer.
– Mas Sr. Rodrigo, não tem como cancelar isso. O Sr. não solicita, a empresa é que manda.
– Exatamente, não solicitei. Cancele esse envio por favor.
– Não tem como.
– Tem sim, dê um jeito. Não sou obrigado a receber propaganda no celular e linha que paguei. Meu celular não é sustentado por publicidade, amiguinha.
– Eu sei. Mas se estou dizendo ao Sr. que não tem como, é porque não tenho como cancelar isso no meu sistema, já expliquei que é um meio de comunica…
– Ok Renata, você está dizendo que eu não tenho escolha e que eu posso estar nas situações mais privadas e ter que parar ao ouvir o bip do meu celular só para ver uma propaganda de vocês que eu não solicitei pensando ser alguma coisa urgente, é isso? Que mundo você acha que a gente vive? Por favor! Com certeza tem uma maneira de me subtrair disso, eu sei que tem.
– Não tem.
– Tem.
– Não tem Sr. Rodrigo.
– Tem.
– Não tem Sr.
Tem.
– Po… Po… Por favor Sr, não insista. Não tem uma maneira de cancelar.
Tem sim! Isso é ridículo! Um absurdo! Registre uma reclamação agora mesmo, por favor!
– Eu posso estar encaminhando a reclamação para o setor responsável, mas quero deixar claro para o Sr. que não tem uma maneira de eu estar cancelando esse canal.
– Isso é uma palhaçada da TIM! Se é o máximo que você pode fazer por mim agora, por favor faça.
– Ok, só… só… só um minuto.

… Musiquinha

– Sr. Rodrigo, desculpe a demora e obrigado por aguardar. A sua reclamação vai estar sendo enviada para o setor responsável em no máximo 24 horas. Há mais alguma coisa que eu possa ajudar?
– Não.
– A Tim agrad…
*tu* *tu* *tu*…

Desliguei na cara dela sem pena, estou indignado, p*** da vida. Vou ter que continuar recebendo SPAM no celular todo dia enquanto for cliente TIM. Que país incrível esse Brasil. Ah, pelo menos eles não têm uma atendente virtual como uma que adora fazer o cliente ainda mais de palhaço.

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • Definitivamente é uma falta de respeito com o consumidor.
    Se ainda ganhássemos algo para ler a propaganda deles, ainda vai.
    Receba 10 torpedos e ganhe um minuto de conversação… sei lá…
    Mas de graça é foda!
    Abração

  • Não vai adiantar muita coisa, mas faz uma queixa em algum órgão de defesa do consumidor, PROCON estas coisas… O legal da queixa é que engorda os rankings de reclamação divulgados periodicamente.

    É impressão minha ou você só “pega” atendentes acéfalos? :)

  • É kadu, ou a coisa ta muito feia no processo seletivo dos atendentes ou eu que sou muito “sortudo” mesmo…

  • Rodrigo,

    Isso também acontece todos os dias comigo, pois coincidentemente sou cliente da TIM. Só não troquei ainda por que não quero perder o meu número e estou esperando a Portabilidade Numérica ser colocada em prática (tudo bem, eu sei que isso vai demorar no mínimo 1 ano. 1 ano recebendo SPAM no celular que EU comprei e na linha que EU pago.)

    Eu não sei como andam as leis em relação ao SPAM, mas esse tipo de SPAM deveria ser incluído na lista das atitudes passíveis de punição.

    “Que país incrível esse Brasil. Ah, pelo menos eles não têm uma atendente virtual como uma que adora fazer o cliente ainda mais de palhaço.” — Cuidado que isso pode ser uma ótima sugestão para eles.

    Abraços,
    Leo

  • Fernando

    UHauhauhuahauh
    Muito bom, uso Vivo e é isso todo dia.
    Vou ligar reclamando :D

  • Joy

    Ae Rodrigo,

    Compreendo sua ira, ao receber e solicitar o cancelamento de tais mensagens, só não concordo com a sua atitude junto a atendente.

    Assim, você conseguiria a mesma coisa, sem ter que fazer o dia dela (atendente) um lixo.

    Nestes casos a melhor coisa a ser feita, é solicitar o registro da sua reclamação, solicitar por um supervisor ou pelo fone de ouvidoria, e após isto feito, registrar uma reclamação junto a Anatel.

    Te garanto, que, com isto feito, você será atendido.

  • Carolina

    Sou cliente TIM(sul) e estou longe de estar satisfeita com o serviço que eles (não) oferecem. Tenho problemas pra fazer e receber ligações (!) quase todos os dias, em lugares diferentes.
    Mas com relação ao SPAM recebido diariamente, bastou uma ligação , um protocolo de reclamação e como num passe de mágica, a única coisa recebo da TIM é 1 (Uma, e é mesmo só uma) mensagem de texto avisando que os minutos do meu plano estão diposníveis. Como disse o kadu antes, procurar o PROCON sempre ajuda. Comigo ao menos é quase uma palavra mágica pra esses atendentes acéfalos. Não te livra de todo o bla bla bla , mas comigo resolveu o problema. Boa sorte…

  • @Joy: a coisa escrita parece bem mais mal educada do que foi de verdade, quem me conhece sabe como sou ao telefone, tão calmo que as pessoas têm até vontade de dormir…

    mas a partir do momento que ela insistiu em dizer que não tinha como eu parar de receber spam no telefone e linha que EU paguei e pago não deu pra segurar minha insatisfação no final… você realmente não deve saber o que receber propaganda toda hora…
    Ah e da próxima vez pode usar nome e e-mail reais, eu não vou ficar chateado com você, juro :)

  • fala munizz!
    tá acompanhando SH assiduamente hein?
    hehehe.
    só hoje consegui comentar aqui, pela falta de tempo!

    Estou louco pra aprender CSS mas não sei nem por onde começar. já lí váaaaarios sites sobre, aquele w3schools tbm, mas não me ajudou muito.. mas eu também parei né de estudar, aí dificulta.

    tô querendo fazer cursos da Visie online, o que você acha como “CSS man” ? hhehe :D

  • é engraçado e trágico…
    como um “cliente” tim, também sou obrigado a receber essas merdas… fora as outras vezes que perdi a cabeça com eles por outros motivos.

    é f***

  • E ainda temos que nos considerar sortudos que a propaganda é da própria operadora… Há projetos lá fora, em curso, para clientes aceitarem “SMSpam” em troca de descontos em aparelhos. Já pensou o inferno…?

  • A solução para seus problema é a ANATEL :)

    Registre uma queixa na ANATEL. Em menos de 40min a TIM vai te ligar pedindo desculpas e fazendo tudo o que tu pedires.

    Bem rápido, fácil e eficiente.

    :)

    Pelo menos uma coisa nesse país ainda funciona.

  • O Coeli te razão. Eu trabalho em Call Center (não da TIM) e sei que a forma mais rápida de resolver é entrar com uma reclamação na ANATEL. Tem um telefone mas você também pode abrir a reclamação pelo site.

    Este tipo de prática da TIM parece ser feita simplesmente pegando todos os telefones ativos e gerando listas que são disparadas sem nenhum batimento se o cliente solicita ou não o “informativo”. Se a operação (atendentes e supervisore) não tem o procedimento para cancelar este envio o que pode ser feito é a reclamação para que seja estudado pela equipe de processos para solucionar o problema. Mas isso vai demorar muuuito. Então é ANATEL mesmo.

    No caso da Claro temos o procedimento de retirar o cliente da lista de informativos.

    Forte abraço e espero que consiga sucesso.

  • É Doufer, parece que o caminho vai ser a ANATEL mesmo porque os SPAMs continuam diários sem falha…

  • Olá Muniz,

    Sou cliente Telemig Celular (Pré-pago) e recebo RARAMENTE… uma vez ou outra…é bem raro mesmo.

    Tanto que nem ligo receber. Tipo, uma a cada 2 meses…

    Agora, desta forma que você está falando é um absurdo e CLARO que tem como tirar seu número sim. Basta querer ou não.

    Infelizmente temos (ou não) que lidar com estas operadoras que sempre querem levar alguma vantagem. Hoje mesmo estou ligando pra oi para cancelar uma cobrança indevida.

    ps: admiro muito o design do seu site!

  • Você devia ter citado já nas primeiras frases que não gostaria de receber sms não solicitado por isso constituir spam, propaganda não solicitada e não prevista por contrato, logo crime… Antes de se estressar mostre que conhece a lei. Se não funcionar desligue, não perca a paciência. A coitada da Renata não tem culpa da empresa em que ela trabalha ter políticas tão desrespeitosas. Procure o procon, a anatel e/ou as pequenas causas. Obrigue-os a parar com a palhaçada.

  • Se serve de consolo, spam por sms não é exclusividade da TIM não. A Vivo-RS também manda aos montes. Eu já pedi o cancelamento mas não adiantou nada…

  • Nem fale. Quando eu tinha tim, sempre ofereciam desconto p show. Pior q era cada xou ruim… acho q naum recebia tantos pq era pre pago mesmo e eles acxhavam q eu era lisa ;)
    Xero!

  • ufa, acabo de descobrir que nao sou a unica louca por aqui!!! cara, fico indignada com esses spammers fdp!!!!!!!! :/

    tive essa mesma briga com a claro semana passada, sem resultado…

    shit!
    beijocas :)

  • Sou cliente da Claro e quase nunca recebo esse tipo de mensagem. Geralmente é pra avisar que o débito automático foi efetuado ou coisas do gênero.

    É impossível não comparar com países desenvolvidos. Na Alemanha, por exemplo, num caso desses bastaria você ligar para a operadora e comunicar que migraria para uma outra. Das duas uma: ou eles dariam um jeito (e essa é a mais provável) ou perderiam um cliente bastante rentável.

  • Elder Itabajar

    Após muito refletir, reconheço-me vítima de spammer promovido pela BrT e o que é pior, moro no interior de Goiás e recebo promoção de lojas de Goiânia. Agora quando ligo para fazer alguma reclamação a história é outra, as vezes tenho que ficar no mínimo uns vinte e cinco minutos até ser atendido (como tenho um Chip da Tim, posso dizer que é igual). E sabe o que mais me impressiona, é o tal de Gerúndio. Não aguento mais, “Vou estar passando…” quase falo, então vai passar quando terminar, me chama! Ou “Vou estar te atendendo”. Mas o melhor é, “Quem está falando mesmo?” na hora eu penso, quando fez a pergunta era você. rsrs.
    Mas tudo bem, não culpo os a-tendentes, os coitados são obrigados a aguentar cada um e ainda tem que atender com um Sr. isso deve ser ruim pra c******, esses pobres coitados semi-acéfalos são apenas um escudo da empresa “prestadora”.

  • Denise uu

    O pior são os “canais Tim”… Quando assinei 2 canais era recém chegada na Tim, ganhei de Natal o celular..E, entendiada na pria, comecei a fuçar… Aí vi alí ( Assine canal Tim gratuitamente por 7 dias) e eu, aqui, em minha ingenuidade pensei ” Assino… Recebo por 7 dias e depois não recebo mais”… Pois bem, aí aconteceu que depois de 7 dias chega a mensagem ( A partir de agora o canal sei lá oq. não será mais gratuito)…E eu tomei! Perdi um cartão de R$ 15,00 sem ter feito nenhuma ligação! Aff… Aí tá…Ligo pra Tim pra cancelar e me atendem naquela “boa” vontade de sempre… Aí digo o que aconteceu e o carinha ainda começa a teimar comigo: ” Não mesmo pq 7 dias gratuito é o chat do Blah! Pq nenhum canal tim é gratuito.” Aí eu: ” Ah e essa mensagem q chegou aqui dizendo que o canal A PARTIR DE AGORA deixaria de ser gratuito o q q é???” … Aí ele se enrolou, disse que era impossível e que provavelmente seria algum tipo de atraso no sistema. Pff… Baita esperto!!!! Ainda por cima me disse que não precisava ter créditos pra enviar a mensagem de texto pra desabilitar o canal ( Pq eu não vou por crédito aqui enquanto não tiver cancelado esta merda)… Aí das duas ou uma… Ou ele me disse uma maneira errada de cancelar o tal canal, ou tem que por saldo aqui!!! A unica coisa q sei é que to com um telefone novinho, caro, lindo mas que não posso botar crédito nem telefonar pq assinei 2 drogas de canais que comem R$ 3,00 do meu saldo toda semana pra me mandarem mensagens idiotas do tipo: ” Pindaiba: para abrir poupança antes de nascer, bebes vendem celulas-tronco encontradas em liquido amniotico!” ( Afff e eles ainda acham que isso é piada????) Francamente nunca foi tão fácil ganhar R$ 3,00 por semana!!! u.ú

  • Daniel

    hehehehe… sempre assim!

    alguém conseguiu o e-mail da ouvidoria da TIM?

    Porque acabei de saber por um atendente da tim que eles não tem OUVIDORIA…. HAHAHHA

    ABRAÇOS

  • Cara… gostei da maneira direta! Eu sempre ligo pra reclamar mas acabo sendo suave demais, mesmo pq a mulher q ta atrás do telefone é paga para ser robozinha deles.

    Agora, na boa… quando eu vi aquela porcaria de atendente virtual da telemar eu te juro q deu vontade de tacar o telefone na parede. E ainda é burra a mardita, eu falo ela pede pra repetir. Tenho q falar como se estivesse falando com um animal de estimação.

    []s

  • Pingback: A Tim e seus spams por SMS « Museu do Spam ()

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais