Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 17 de Aug de 2007 às 17:44

Acessibilidade fácil: Crie um link direto para o conteúdo

Começo hoje uma série de posts para mostrar aos desenvolvedores como é simples deixar seus projetos web mais acessíveis para usuários com necessidades especiais que usam leitores de tela ou só podem navegar pelo teclado.

O link para o conteúdo

Link de pular para conteúdo do site webstandards.org

Essa primeira técnica que apresento já é bem conhecida, talvez seja a mais simples de implementar para deixar um conteúdo mais acessível. Esse link não é necessário em todas as páginas, mas se você tem uma navegação que precisa de muitos tabs para chegar ao conteúdo isso já vira item obrigatório no seu projeto.

Muitas pessoas imaginam que “dar alguns tabs” para chegar ao conteúdo de uma página é aceitável, mas imagine se quem navega pelo teclado usa o seu site todos os dias ou caiu nele e gostou do conteúdo, começa a navega por inúmeras páginas. “Alguns tabs” se transformam em “incontáveis tabs” e um atalho para o conteúdo principal do site não faz mal a ninguém.

Já falei aqui que alguns desenvolvedores não gostam do link para pular para o conteúdo no topo do site por questões estéticas ou até clientes que não querem o link lá porque o acham inútil para si. Mas há diferentes técnicas para escondê-lo da interface gráfica sem interferir na navegação pelo teclado. A técnica que apresento a seguir é a que uso de uns tempos pra cá.

O HTML

Você só precisa de um parágrafo com um link para a div que tem o conteúdo. É muito importante que esse link esteja com tabindex=”1″ pois será o primeiro lugar que receberá o foco quando o usuário teclar “tab” depois que a página carregar. O código:

<p class="skip"><a href="#maincontent" tabindex="1">Pular navegação e ir direto para o conteúdo</a></p>

No link o “maincontent” é a ID da div onde está meu conteúdo principal.

E no CSS

No CSS poderíamos ocultar o parágrafo de várias formas, eu prefiro usar essa técnica a seguir porque o parágrafo some visualmente, mas o link ainda fica acessível via teclado em todos os browsers para desktop.

.skip{
position:absolute;
text-indent:-9999em;
width:0;
}

O resultado pode ser experimentado na página de exemplo que criei, nela seria preciso 12 tabs para chegar ao conteúdo sem o uso do link. Quem não tem leitor de tela fique atento ao endereço que aparece na barra de status do browser assim que teclar o primeiro “tab”. Já com o software leitor você vai poder ouvir o texto que está no link.

Simples não? Agora seus usuários estão a 2 comandos de teclado do seu conteúdo principal. A série continua assim que conseguir tempo para postar. :) Mesmo tendo alguns temas na fila, aceito sugestões.

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais