Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 1 de Nov de 2007 às 03:17

Acessibilidade fácil: Cuidado com a importância da cor

Demorou mas saiu o segundo post dessa série sobre como deixar seu website mais acessível sem muito esforço, o assunto da vez é a relevância do uso da cor. Não vou entrar aqui no quesito contraste, legibilidade ou coisa do tipo. A dica é para alertar sobre o uso exclusivamente da cor para referenciar alguma informação importante como um erro de formulário, por exemplo.

Já imaginou algum deficiente visual ouvindo o software ledor de tela, um daltônico ou alguém num monitor branco e preto lendo o seguinte:
Para ganhar 1 milhão pressione o botão azul, para distribuí-lo entre instituições de caridade pressione o botão azul

Num monitor sem cores seria assim:
Versão preto e branca do exemplo

Solução

Num formulário não é proibido usar uma cor diferente para destacar os campos com erro de preenchimento, mas é preciso agregar informação textual relevante. Mesmo com áudio, vídeo e o escambau, o texto ainda é a forma básica quando se fala em acessibilidade na Web. Se na página você tem informações que auxiliem o preenchimento dos campos ou um formulário é bem pequeno é só usar um alerta textual simples como:
Erro, por favor verifique a digitação e preencha corretamente os campos necessários.

Pense num formulário de 3 campos, nele é fácil saber quais campos estão com problema quando você digita um e-mail inválido ou deixa um campo em branco. No caso de um formulário com muitos campos é preciso incluir na mensagem de erro uma lista dos campos com problema como no exemplo:
Erro, por favor verifique os campos:

  • Email inválido
  • CEP não corresponde a cidade informada

Nada de complicação, viu como essa foi fácil? :-)

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • Muito legal sua atitude de passar adianta toques sobre acessibilidade :)

    Abraços

  • Com certeza, Rodrigo!

    Podemos melhorar a acessibilidade de nosso site com pequenos e simples detalhes, de fato, mas esquecidos por muitos profissionais, devido a falta de tempo (ou discernimento) para poder pensar pelo lado de quem está acessando o site :)

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais