Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 6 de Sep de 2005 às 02:07

Afim de compartilhar suas fotos?

Flickr x Multiply x Zoto x Shutterbook

Há mais ou menos 2 anos um fenômeno invadiu o mercado, a câmera digital. Existir ela já existia, mas até então ela não tinha um preço acessível. Hoje ela só perde para o DVD Player em vendas de eletrônicos. As vantagens da fotografia digital são gritantes, e não é só pelo custo da câmera. Por foto o custo é quase zero, gasta só disparador e bateria e se não agradou apaga na hora. A impressão de foto digital hoje em papel fotográfico já é tão barata quanto a revelação de filmes.

Mas o que agrada mesmo é a facilidade com que essas imagens podem ganhar o mundo, isso também pode ser perigoso. Aqui na minha cidade recentemente houve um escândalo, uma Fulana participou de uma orgia, um participante fotografou, daí já imagina o que aconteceu… Ele postou as fotos num blog. Escândalos e confusões com fotos na internet são muito comuns.
Para ajudar nesse sucesso da fotografia digital veio o fotolog.net, no auge do sucesso do fotolog os blogs quase caíram no esquecimento, a moda era compartilhar suas fotos. O texto perdeu importância. Mas como tudo evolui, muitos serviços de fotolog surgiram para concorrer com a péssima qualidade do Fotolog.net Inc e hoje se confundem. Hoje eles viraram basicamente lugar de culto ao narcisismo extremo, quem tiver sua webcam e olhos azuis pode ter seus 15 minutos de fama, ou seus 100 comentários por foto.

A mais de um ano consegui comprar minha digital e para compartilhar minhas fotos com amigos, fazer contatos fotográficos e divulgar meu trabalho fotográfico uso o Flickr, esse está fazendo um sucesso incrível e depois que o Yahoo! comprou, muitas vantagens apareceram o que chamou ainda mais pessoas, várias migraram do fotolog.net inclusive eu. Mas testei vários outros e desses destaco mais 3 serviços semelhantes ao Flickr.

Vou tentar fazer uma comparação entre eles mirando nos motivos que podem ajudar na escolhar de um servidor para compartilhar as suas fotos, restratos de família, ilustrações, artes…

  Flickr¹ Multiply Zoto Shutterbook¹
Espaço Free Ilimitado Ilimitado 2gb de espaço 20,000 fotos
Espaço Pago Ilimitado Ilimitado 5gb de espaço Não há informações sobre a versão paga
Banda Free 20mb por mês 150 fotos por mês Apenas com limite de espaço Apenas com limite de número de fotos
Banda Paga 2gb por mês 400 fotos por mês Apenas com limite de espaço Não há informações sobre a versão paga
Preço da versão paga $24.95 por ano $2.95 por mês $44.95 por ano Indisponível
Comentários Ilimitados

(só para usuários registrados)
Ilimitados

(só para usuários registrados)
Ilimitados

(só para usuários registrados)
Ilimitados

(só para usuários registrados)
Feed Sim Sim Sim Sim
Tags (Palavras-chave) Sim Sim Sim Sim
Arquivamento da foto original em alta resolução Sim Sim Sim Sim
Grupos Sim Sim Não Não
Ferramenta de upload para desktop Sim Sim (Para Internet Explorer) Sim Sim
Notes nas fotos Sim Não Não Não
Oraganizador Online Flash HTML + JS HTML + JS Flash
Criação de Álbuns/Sets Sim Sim Não Sim
Customização de cores da página Não Sim, pre-definidas Sim, pre-definidas Não
Limitar acesso privado a fotos Sim Não Sim Sim
Busca Sim Sim Sim Não
Slideshow Sim Não Não Sim (com música)
Upload via e-mail Sim Não Sim Não
Upload via celular Sim Não Não Sim
Integração com Blogs Sim Sim (blog interno) Sim Não
Galeria para site pessoal Sim Não Sim Não
Interface Intermediária Complicada Intermediária Simples
Gerenciador de visitas Contador de visitas Exibição de últimos visitantes Não Exibição de últimos visitantes
Votação em foto Não Não Sim (de 1 a 5 estrelas) Não
Geotags (Integração nativa com o Google Maps)² Não Não Sim Não
Página de fotos favoritas Sim Não Não Não
Importação de fotos de outros sites Não Sim Não Não

¹ Em versão beta

² No próprio site você pode setar as coordenadas do lugar via Google Maps onde a foto foi tirada.

É bom falar alguns pontos fora da tabela de comparação: O Zoto bloqueia o acesso pelo Opera, só pode acessar usando IE e Firefox, acredito que isso seja por causa do organizador que é feito todo em JS.
O Multiply também é rede social como o Orkut e suporta um monte de coisas como upload de vídeos, músicas… É bem complicado. O Shutterbook é todo em flash, o que deixa o site bem pesado. O Flickr até agora não tinha me dado dor de cabeça, mas a grande demanda acabou estragando um pouco a ótima qualidade que o serviço tinha. Ainda é muito boa, mas há problemas sérios como o problema de atualização das minhas fotos. Quando subo uma foto ela deve aparecer nas últimas atualizações de quem me adicionou como contato. Isso não está acontecendo com alguns usuários, o que atrapalha a interação lá dentro.
De todos eles, o que melhor sabe trabalhar com tags (palavras-chave) é o Flickr, tem uma aplicação incrível que mostra as tags mais aplicadas nas últimas 24 horas, ou na semana toda ou de todos os tempos.

Comparações feitas, agora é a hora de você se decidir.

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • Cara, tenho duas contas no Flickr, as duas gratuitas, nunca estourei a banda de upload, e mesmo com banda ou nao, em momentos de urgencia da pra usar o ImageShack (http://imageshack.us/).
    Abraçao

  • Perfeito!

    A tabela comparativa ficou bem legal. Adoro esse tipo de artigo, acho útil, prático. Principalmente para eu, que nada entendo(ia) dos serviços.

    Ainda não tenho uma cyberzinha! Mas quando tiver! =)
    Abraços!

  • Cara, flickr é sensacional!!! É um dos serviços novos da internet que estão me agrandando bastante. Não muito inovador em conceito, mas é muito inovador em funcionalidades. O uploader dele é o que há!!! Eu uso meu flickr mais para fotos mesmo, poucas coisas. Para imagens rotineiras eu uso o imageshack mesmo, eu prefiro. O flickr é como um fotolog para mim, mas ainda acho que não uso tudo que ele oferece. De qualquer forma é muito bom!!

    []s.. ateh outros posts!! :D

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais