Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 10 de Aug de 2007 às 01:30

Existe vida fora do DOSVOX

A discussão sobre a acessibilidade do backend do WordPress foi aberta pelo Walmar e depois do meu comentário (precisamos de acesso mais fácil aos links dos comentários, Walmar :P) algumas pessoas me perguntaram sobre alternativas para o DOSVOX.

É muito difícil criticar um produto gratuito que tem tão poucas alternativas divulgadas e um objetivo tão nobre – melhorar a acessibilidade das pessoas. Mas a realidade é essa: a web muda toda hora e assim como um site, se um software para a web não recebe atualizações ele fica para trás. Por isso acho que, no caso do DOSVOX não dá pra culpar só o site por problemas de acessibilidade. Temos padrões e diretrizes, se um software desatualizado não segue, é certo culpar o site corretamente desenvolvido pelo omissão do programa?

Não ao DOSVOX

Vamos ao exemplo do IE6 com seu suporte péssimo a CSS e HTML. Como ainda é o mais popular não dá pra desconsiderar seus usuários, o que fazemos quando uma página não carrega bem nele? Usamos alternativas como hacks e conditional comments. Esse último é uma alternativa dada pelo próprio fabricante para amenizar a nossa situação frente aos bugs de renderização de páginas no IE. Mas você indica o IE6? Manda todos usarem? Divulga como uma boa alternativa para navegar? Acho que não.

Então por isso a partir de hoje oficialmente decidi não mais indicar o DOSVOX como leitor de tela para ninguém. Infelizmente se um programa não me dá suporte e nem ao menos alternativas para trabalhar corretamente então não vejo porque indicá-lo. Porém continuarei apoiando o objetivo do projeto e torcendo por uma atualização.

Aqui estão as alternativas para Windows

JAWS for Windows – Não se vai muito além com a versão gratuita para DOS, mas para quem compra um PC com Windows e precisa de um leitor de tela, a versão comercial não é barata mas vale o investimento. É provavelmente o mais usado do mundo e pode ser visto em ação no vídeo Acessibilidade Web: Custo ou Benefício?

NVDA – Leitor opensource e gratuito no estilo da popular versão comercial do JAWS, que se integra ao sistema operacional lendo a interface dos aplicativos. Não é como o DOSVOX que é um sistema operacional com aplicativos próprios. Tem uma linha de aprendizagem que não é assim um iPhone e necessita de algumas configurações para se adaptar as necessidades individuais. Mas apesar disso acho que é a melhor alternativa gratuita que conheço hoje para Windows. Acredito que necessidade de configuração e costume de uso acontece com todos os softwares, nem os comerciais escapam.

Fire Vox – Para quem tem pacotes de voz em português já instalado no Windows essa é uma extensão para Firefox que mesmo ainda estando verde mostra-se como uma ótima alternativa para quem não enxerga e quer usar a web pelo Firefox.

Há também as alternativas para MAC OSX, Linux e outras para Windows que podem ser encontradas numa boa lista na Wikipedia.

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • O Jaws quando instalei no meu PC ele me deixou com 800×600 e 16 cores. Tive que reinstalar drivers e tudo mais para poder voltar ao normal. Billy Blay disse que acontece algo semelhante com ele. Não sei onde errei, mas sei que acabei sem testar bem o soft.

    Os outros ainda não conheço, vou testá-los.

  • Por pior que o DOSVOX seja, não considero nenhuma das opções listadas melhor que ele, com exceção do JAWS, mas que tem um preço um tanto inacessível para um programa acessível.
    Ainda indico o DOSVOX por ser o mais fácil de usar dentre as opções. Já fiz alguns testes com ele com um grupo de deficientes visuais na faculdade e todos eles se adaptaram muito rápido.
    Talvez o que o DOSVOX precise é de folego novo. Não teria como ajudá-los de alguma forma?

  • pois eu sempre me perguntei como funcionavam os programas leitores de tela cara, tem um bom tempo já. ainda hoje estava comentando o quanto é importante profissionais com formação acadêmica. esse é o tipo de coisa que um “não formado” ignora completamente, nem sempre por não querer se preocupar com isso, mas por desconhecer mesmo. sites públicos, corporativos, desse tipo de natureza tem a obrigação de dar atenção extra à acessibilidade. às vezes a acessibilidade é tão ruim que nem quem tem saúde perfeita e um bom conhecimento sobre tecnologia consegue navegar confortavelmente…

  • Conheço pessoas com deficiência visual que usam o DOSVOX tranquilamente. O grande problema é que ele se isolou, ele foi construido pra ser autosuficiente, o que é um absurdo principalmente nos dias de hoje. As pessoas tem outras necessidades que o DOSVOX nao suporta. O Jaws é muito problemático além de ser MUITO caro. Uma alternativa usada por algumas pessoas é o Virtual Vision, que apesar de ser caro é distribuido gratuitamente por um determinado banco aos seus correntistas.

    Ótimo post, vou testar suas outras recomendações.

  • Andre Luiz

    Olá Rodrigo,
    meu trabalho de conclusão de curso é sobre acessibilidade de Dv para web, e duarante minha pesquisa visitei um instituto de cegos aqui em Salvador. O que pude observer é que o DosVox é o software mais utilizado por eles, vi um usuário cego utilizando o DosVox para acessar um site que era o objeto de minha pesquisa e foi impresionante a facilidade que o dosvox dá para estes usuários, principalmente seus alertas sonoros.
    Lá neste instituto eles utlizam o JAWS (que entre os leitores de tela como Virtual Vision e NDVA é o melhor, escolhido pelos próprios deficientes) apenas quando o site tem algum objeto não textual como flash, MP3, etc.
    Nós videntes (que não temos deficiencia visual) quando vemos o DosVox achamos que é um software ruim por causa de sua aparencia, porem a realidade é outra.

    PS.: Parabéns pela iniciativa do tópico.

    Andre Luiz

  • Katiane Eler

    Como faço para conseguir contato com Andre Luiz, meu Tcc tambem é sobre acessibilidade de Dv para web, estou precisando de umas dicas, quem puder me ajudar, desde já agradeço.

    Abraços
    Katiane

  • Mauro Santos

    Ol Rodrigo, eu sou o Mauro Santos, e utiliso
    para o meu trabalho no radio como apresentado
    tambem o dosvox, e incontro muita dificuldade
    para assear augumas paginas, e gostaria que
    voc me orientae como devo instalar faciln
    o NVDA, e como fao para conceguilo garatis,
    meu e-mail : mstvcomunicacoes@gmail.com.
    para bm pela iniciativa de nos ajudar em
    nome de todos, Muito Obrigado.

  • João Lívio

    Me ajude, por gentiliza. Ele (dosvox) le o que está na página, os títulos, mas como é que faz para ele ler o conteudo dos mesmos?
    Não consigo navegar; tem como detalhar passo a passo? Agradeço a atenção.

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais