Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 18 de Mar de 2007 às 13:04

An Inconvenient Truth é marketing pessoal justo

Cena da balança - de uma lado riqueza, do outro a Terra

Quem viu Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth) no cinema com alguém deve ter saído debatendo o tema, eu perdi essa oportunidade. O filme é um daqueles tapas na cara que você estranhamente pede mais, pois sabe que estava precisando. O modo como Al Gore expõe os problemas climáticos lembra as keynotes do mestre da persuasão, Steve Jobs. O início da apresentação lhe desperta interesse, mas você acha que não vai resultar em nada e na segunda metade lá está você totalmente envolvido e querendo aplaudir.

Marketing Pessoal

Capa - An Inconvenient Truth

Gore cutuca feridas como o Protocolo de Kyoto e o erro na apuração das eleições onde ele saiu perdedor contra Bush, mesmo tendo maioria dos votos. E são esses, alerta no clima e candidatura dele nas eleições, os dois objetivos principais do filme e o último não é questionado e nem repudiado, como fica muito claro parece que isso ajuda a não julgarmos Al Gore de aproveitador. O ótimo trabalho dele como pesquisador também ajuda e se eu fosse americano acabaria votando nele.

Enquanto muitos cientistas tentavam sem sucesso alertar para o que já está acontecendo, ele inteligentemente usou sua popularidade e contatos em Hollywood para chamar atenção do mundo para o mundo, e estimular cada um a fazer sua parte.

Usando fatos e prognósticos como Katrina e infográficos animados de como ficariam as costas mais populosas do mundo depois do degelo de metade da Groenlândia, ele conseguiu abrir os olhos de economistas do mundo todo, fazendo grandes empresas pensarem no planeta antes das riquezas. Está acordando movimentos ecológicos e fazendo todo mundo pensar o que pode ser feito desde trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes até uso efetivo de tecnologias verdes. Gore está sendo tratado lá como herói nos moldes do American Dream, está trabalhando isso muito bem e quando se candidatar novamente à presidência, vai chegar com uma boa vantagem.

Algumas frases que marcam o documentário:

Um novo estudo científico mostra que pela primeira vez estão encontrando ursos polares que se afogaram nadando distâncias de até 100 km, tentando encontrar o gelo.

…E é isso que está em jogo. Nossa habilidade pra viver no planeta Terra, pra ter um futuro como civilização.

“É difícil fazer um homem entender algo se seu salário depender de seu não entendimento.”
Upton Sinclair

Veja o filme, vale a pena. O DVD já está em pré-venda no Submarino e já disponível no Canal P2P, onde assisti. :)

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • Esse filme é extremamente triste e assustador!

    Se a gente não acordar agora pra essa realidade que nos cerca e nos engole, daqui há alguns anos vai ser tarde demais!

    Como estava comentando ontem com amigos: “fico triste com os animais. Nós estamos colhendo oq viemos plantando durante todos esses anos, agora eles… não sabem nem ao menos oq está acontecendo”.

    É uma pena que as pessoas não se conscientizem sobre algo que está afetando a gente tão diretamente, e vai afetar ainda mais nos próximos anos!

    []’s

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais