Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 27 de Sep de 2006 às 14:08

Fazendo Auto-Análise

Um ano de site, depois de reler alguns textos do blog antigo dá a impressão de que não se passou só 1 ano… Impressionante como eu conseguia ser mais tosco e mamão que hoje. No dia 03 de setembro o primeiro post foi ao ar e nem imaginava que essa brincadeira iria me trazer, talvez, os contatos mais importantes do meu círculo social, ia me deixar louco por padrões web, me dar um emprego novo, ia levar meu nome pras páginas de jornais do Rio e de Maceió e me levar pra morar numa cidade nova deixando minha mãe maluquinha. Acho que passou da hora de arrumar a casa, apesar de nunca ter estado tão sem tempo quero pelo menos dar o primeiro passo e essa é a primeira fase: a análise dos problemas.

Aproveitando que estou tentando adaptar esse tema na minha máquina para deixá-lo mais flexível para poder disponibilizá-lo para download, quero dissecar os problemas, mas não só do tema. Como blogueiro/desenvolvedor é difícil olhar para o próprio umbigo, mas decidi escrever sobre os erros cometidos por mim, desde a arquitetura da informação até desenho do layout, até porque é aqui justamente onde posso cometer erros e discuti-los.
Alguns dos problemas citados já contornei com pequenos ajustes e os que não corrigi estou projetando correção para a nova versão do layout, talvez seja só uma boa reestruturação com o mesmo tema.

O objetivo não foi totalmente alcançado

No primeiro momento que registrei esse domínio estava certo que o objetivo desse site seria publicar um CV e um portfolio, com minhas fotografias, imagens tratadas digitalmente, websites… Mas o que se vê nada mais é que um blog e 3 páginas estáticas. Mais de 1 ano depois do primeiro post e cadê o tal folio? Empurrado com a barriga até hoje. Erro grave ainda não corrigido!

Design vs usabilidade

Muitas vezes precisamos abrir mão da beleza em função de limitações das tecnologias usadas, e é exatamente no equilíbrio entre os dois que está o bom design de um site.
Não é de hoje a briga do exato com o subjetivo, no caso a Ergonomia x Design. Mesmo numa estrutura simples ela acontece e não seria aqui que essa briga não aconteceria, quero destacar alguns pontos.
Sabe o efeito “fade” que uso no rodapé (não disponível no Internet Explorer)? É uma div com posicionamento fixo numa camada acima de todos os elementos da página, quando a pessoa faz rolagem da página até o formulário de comentário, se for rolada até um certo ponto o botão de enviar fica visível, porém inacessível porque a div do “efeito fade” está por cima do botão. O clique não funciona o que confunde os usuários.
Erro mediano ainda não corrigido.

Campo de busca sumia na interface

O campo de busca era outro problema, apesar de estar localizado bem a altura do olhar do usuário ele era facilmente confundido com os detalhes do topo da página. Alguns reclamaram logo quando esse layout foi ao ar então fiz testes com 4 pessoas e todas tiveram grande dificuldade de achar o campo de pesquisa, outros encontraram com facilidade, mas falaram que estava estranho. Depois de pensar muito numa alternativa e procurar tempo para modificar, consegui fazer uma adaptação.
Erro grave corrigido!

Rodapé mal projetado

O rodapé mal estruturado me incomoda muito. Isso foi um erro de projeção, tenho esse costume feio quando faço layouts para uso pessoal eu acabo projetando mal as coisas e deixando alguns elementos para fazer “na hora”. Os links do del.icio.us são o grande problema, eles geralmente têm títulos grandes o que resulta em múltiplas linhas e deixam a estrutura confusa.
Erro leve ainda não corrigido!

Identidade da Navegação também tinha problemas

Outro problema era a incompatibilidade da cara da navegação do topo com a identidade do site. Parecia um apêndice, um elemento fora do layout, sem falar do alinhamento a direita que ficava muito estranho em resoluções maiores que 1024 x 768px. No Photoshop ficou bom, mas no layout de verdade não.
Erro grave corrigido com adaptação ainda não definitiva!

Largura da linha dos parágrafos da página exclusiva para o post e comentários. Ter um texto com fonte mediana e linha com muitos caracteres não é indicado. A leitura na frente do monitor é difícil e quanto mais os olhos são obrigados a se movimentar horizontalmente mais cansativa fica a leitura. O mesmo vale para texto justificado, com isso as palavras vão até o final do comprimento da linha obrigando o olha a “caminhar” mais.
Eu poderia corrigir isso colocando a mesma barra lateral da home com os “sabores dos textos” nas páginas internas, mas como eu só tenho 1 post na home não queria que fosse feita confusão quando alguém caísse aqui vindo de um feed ou do Google.
Erro grave ainda não corrigido!

Outros problemas

Além dos listados acima, tenho uma listinha que quero postar para me estimular a conseguir resolver.

  • O aviso em páginas que os comentários estão fechados não aparece por alguma mudança indevida no código do WP
  • Algumas páginas ainda quebram no Internet Explorer 6
  • Piadas e falta de clareza nos títulos, no corpo dos textos e nas descrições de algumas categorias dificultam a indexação no Google
  • Site ainda sem folha de estilo para impressão, mobiles e leitores de voz
Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • Geison

    Então, uma semana que decobri esse blog, (por uma pesquisa do Google)… Não lembro o que estava procurando, mas lembro muito bem que gostei muito do contéudo e logo cadastrei o RSS no meu bloglines.
    Gostei muito nesse post, pois to montando meu sitefólio, e um blog é dos grandes objetivos de desenvolver o site. Antes de começar já comecei a pensar nos possíveis “problemas” que vou encontrar no blog.
    Mas é isso estamos sempre a procura da batida perfeita.

  • Fazer uma auto-análise não é fácil não.

    Gostei muito dos comentários feitos e concordo com alguns.
    Lembro que, no BlogDay2006 você citou meu site, e afirmou que o modo como escrevo se parece muito com o qual você escrevia no início deste blog. Foi um elogio?

    Hehehe… brincadeiras a parte, espero que as correções façam valer a pena!

    Abraço!

  • Hehehe… Na verdade me expressei mal Carlos :) O que queria dizer é que você fala de assuntos mais genêricos de TI, como quando faz resenhas de produtos do Google, era bem a minha praia. Mas acabei perdendo o gosto por escrever sobre isso e hoje o resultado está ai. Meu blog quase não é atualizado…

  • Cara, legal a sua iniciativa. Eu também sou computeiro, mas não (web)designer. Não tô com tempo, no momento, pra começar e/ou traduzir um tema do WordPress. O seu tá super-show. Quando for disponibilizar, serei o primeiro o baixar :)

    Valeu, tá de parabéns.

  • ale

    Acho que uma das unicas coisa que vc falou e que ja tinha me chamado a atencao foi o navegado. Acho lindo seu layout, mas o navegador estava destoante. Gostei desse post e aprendi bastante!!
    BYE

  • Vous trouverez par ailleurs séduisantes bacs gérer jumeaux sur les nuances de la solution, bleu vif et même brun.longchampcher2012.com

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais