Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 16 de Feb de 2007 às 15:27

Carnaval bem além da Rede Globo

Se você é um daqueles que só conhece carnaval pelo que a TV mostra, provavelmente odeia tanto quanto eu odiava. Mas a época se revela uma ótima oportunidade para conhecer coisas novas e colocar algumas em dia, seja estudo, trabalho ou mesmo sono. Há várias opções para se fazer durante o período em que toda vagabundagem (em quase todos os sentidos) está liberada. Minhas sugestões para os quatro dias:

Vai viajar? Esqueça o Rio e a Bahia

Esses dois carnavais podem ter seus valores, mas tudo virou uma grande indústria com músicas e bandinhas da moda e o folião virou consumidor de fantasias e abadás em troca de uma chance de aparecer durante 3 segundos na Globo ou ganhar “sapinho” dentro de um cordão de isolamento acompanhado do barulho incrível de um trio elétrico. Se for viajar escolha Recife/Olinda, são os únicos lugares onde há opções para quem gosta de blocos, frevo, maracatu, marchinhas, MPB, manguebeat, samba de raiz, coco de roda, ciranda, rock independente, funk, forró, caboclinho… É o famoso carnaval multicultural.

Galo gigante no centro do RecifePassistas do frevo

Além da estrutura dos pólos de folia com todos os estilos de música imagináveis, da grande carga cultural regional e valorização da cultura brasileira e bons nomes da música conhecidos no país inteiro é tudo de graça. E se quiser fugir da folia rapidinho na sombra de um coqueiro da praia mais próxima e descansar a mente e o corpo ainda tem espaço.

Adiante aquele freela

Sabe aquele projeto que você acha que não vai dar tempo terminar? No carnaval você tem 2 dias de sobra inteiros para se dedicar a ele. Se você gosta de uma folia pode usar o sábado para aproveitar as festas que por ser o primeiro dia e ter clima de final de semana costuma ser o mais animado.

Adiante material acumulados da faculdade

O período acabou de começar e sempre rolam aqueles “exercícios e pesquisas para entregar na próxima aula”, nada melhor que o carnaval para tirar o acúmulo e ficar em dia com as cadeiras da faculdade. Também revise o conteúdo visto porque depois do carnaval costuma-se correr ainda mais.

Atualize seu Blog/Site

Talvez esse período seja o que mais seu leitor de feeds vai apresentar o título “Redesign no ar”. Grande parte dos geeks vai aproveitar o carnaval para atualizar o visual e estrutura de seus sites. Se tiver precisando faça o mesmo! Você pode aproveitar também para testar um novo CMS ou atualizar a versão já usada ou até criar um novo blog com um assunto do seu interesse. Novos posts para o blog abandonado também está valendo. :)

Leitura e cinema

Se não vai ter a oportunidade de aproveitar a carga de cultura do carnaval de Recife/Olinda você pode aproveitar o carnaval para ler alguns daqueles livros da sua lista, ainda sobra tempo para um cineminha nessa temporada de hype com filmes indicados ao Oscar. Alguns cinemas fazem promoções durante o carnaval, isso deve ser aproveitado. :) Cultura e diversão.

Durma

Isso mesmo, um dia de folga é bom, mas 4 dias de festa tem que servir para alguma coisa além folia ou mesmo trabalho extra. É a oportunidade ideal para passar da hora de acordar e dormir mais que 5 ou 4 horas por dia.

Mas alguma sugestão para aproveitar bem o mega feriadão?

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • Caramba, muito bom esse post! Haha até dei umas risadas aqui…

    Achei muito legal você indicar outras cidades além daquelas totalmente manjadas, que sempre falam na TV, etc… Dando maiores detalhes sobre os eventos, o que podemos encontrar e os benefícios.

    Mas gostei muito dos comentários referentes ao aproveitamento do tempo mesmo, utilizá-lo para terminar coisas inacabadas, etc…

    E, sobre “redesign do site”, foi extrema coincidência! Acabei utilizando o tempo livre no meu trampo pra praticar Photoshop e minha criatividade também, já que lá só escrevo os códigos, não mexo com a parte criativa, então foi bom mesmo… Aí acabei terminando o layout e agora vou partir pra parte do código.

    Tinha vontade de viajar também, mas como tenho que economizar, vou aproveitar o tempo da melhor maneira possível, aqui em Curitiba mesmo :)

  • Pingback: Global Voices Online » Blog Archive » Lusosphere: Reporting Carnival ()

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais