Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 1 de Dec de 2005 às 14:07

Como instalar o WordPress?

Depois que migrei do Blogger.com para o super WordPress recebi alguns e-mails com dúvidas sobre como instalar o danado do sistema num host. Muitos reclamam que não existem muitas informações amigáveis em português, ou então reclamam que a instalação precisa de conhecimentos em MySQL e PHP, o que não é uma verdade completa. Muita gente começa no WP sem saber programar em PHP. Uns até acabam se interessando pela linguagem para brincar no seu blog e se descobrem como bons programadores. Claro que há aqueles blogueiros que não tem interesse em programar, mas querem mais flexibilidade na sua ferramenta de blog. Por esses motivos resolvi fazer um tutorial o mais amigável possível sobre a instalação do WordPress, mas é preciso ler com calma. Se precisar correr ou estiver com preguiça é melhor escolher outro dia ou outro tutorial, pois não escrevo muito bem. :)

Você primeiro, claro, vai ter que assinar um plano de hospedagem num host com PHP e MySQL. Há uma lista com hosts gratuitos, mas que devem ser usados por sua conta e risco, pois não testei nenhum deles. Eu realmente indico que você procure uma hospedagem paga pelas inúmeras vantagens, inclusive suporte personalizado. Você pode tentar a Dreamhost, apesar de ter um serviço incrível o suporte é em inglês pois é um host internacional, você também pode pesquisar preços de hospedagem no Buscapé, essa parte de hospedagem é você mesmo quem tem que decidir.

Você vai ter que saber que o WP usa esse MySQL como banco de dados para armazenar tudo que você vai escrever e configurar. Para tudo funcionar você precisa criar um novo banco de dados no seu host. Geralmente você faz isso usando o PHPMyAdmin, mas se ao abri-lo não tiver a opção de criar um novo banco de dados você pode procurar a opção “Banco de dados MySQL” no seu painel de controle, é fácil. Se não achar, qualquer coisa você pode infernizar o suporte do seu host e perguntar onde que faz o novo bd. :P
No meu exemplo vou dar o nome de “meubd” (sem as aspas) ao banco de dados. O MySQL também vai pedir um nome de usuário e uma senha para esse novo bd. Vou usar “meuusuariobd” e “minhasenhabd” respectivamente, no exemplo.
Adendo: Os hosts têm, por questão de segurança, o costume de colocar o seu nome de usuário como prefixo do nome do seu bd. Complicou? Se o seu nome de usuário for “maria” então o nome do seu bd será “maria_meubd”. Então preste atenção ao nome do seu banco de dados assim que ele for criado.

Banco criado, baixe o zip no site do WordPress e descompacte os arquivos no seu PC. É preciso agora dizer ao WP as três informações do banco de dados recém criado. Dentro da pasta “wordpress” procure o arquivo “WP-config-sample.php” e abra no seu bloco de notas, você vai ver uns códigos bonitos que precisam ser modificados, não se assuste é muito simples.

wp-config-sample.php aberto no Bloco de notas do Windows

Na terceira linha encontramos o seguinte texto:
define('DB_NAME', 'wordpress'); // The name of the database
Modifique ‘wordpress’ para o nome do banco de dados que foi criado anteriormente, nesse meu exemplo aqui vai ficar:
define('DB_NAME', 'meubd'); // The name of the database

As linhas que seguem no arquivo são:
define('DB_USER', 'username'); // Your MySQL username
define('DB_PASSWORD', 'password'); // ...and password

Há espertinho! Já deve saber o que fazer hein? Onde tem ‘username’ você vai mudar para o nome de usuário que você criou e o ‘password’ é a senha definida para o bd. Então no exemplo aqui vamos ter:
define('DB_USER', 'meuusuariobd'); // Your MySQL username
define('DB_PASSWORD', 'minhasenhadb'); // ...and password

Feito isso vá em Arquivo > Salvar como, salve o arquivo na pasta “wordpress” com o nome “WP-config.php”.
Agora é a hora de subir essa pasta para o seu servidor de hospedagem usando um programa de FTP. Recomendo o Filezilla ou o SmartFTP.
Com a pasta “wordpress” no ar mude o nome dela para “blog”, faça isso agora. Mudar o nome dessa pasta no futuro é possível, mas não é uma boa idéia, repito: não é uma boa idéia.

Nome da pasta escolhido? Então agora você finalmente precisa instalar o WordPress. Abra o seu navegador e acesse o endereço do seu blog, por exemplo www.meusite.com/blog. Vai aparecer um aviso em inglês pedindo pra você instalar o WP. Clique no link no final da frase e siga os passos.
“First Step”, depois preencha o campo com aquele que vai ser o título do seu blog e o outro com o seu e-mail. Antes de seguir dê uma verificada para ver se seu e-mail está correto. É só clicar em “Continue to Second Step”, o WordPress vai gerar uma senha aleatória e mandá-la para o e-mail especificado e criar suas tabelas no banco de dados e configurar-se sozinho. Deve aparecer a seguinte:

Tela de sucesso

Seu nome de usuário é “admin” e a senha é o número aleatório que ele apresenta nessa página. No exemplo da imagem temos “40e3f1” como senha. Copie esse número para logar no sistema pela primeira vez.
É só clicar no link “log in” e colocar “admin” (obviamente sem as aspinhas) no “username” e no “password” colocar o número que ele gerou. Se por um acaso você o perdeu nesse tempão, abra o e-mail especificado na instalação que lá estará a senha.

Com essa senha estranha em mãos é uma boa idéia mudá-la. Já dentro do sistema, vá em “Users” e preencha os campos “New password” e “Type it one more time” com a sua senha pessoal que você quer definir para o blog, vê se não vai colocar “1234″ ou seu número de celular pra todo mundo descobrir depois.

Acesse www.meusite.com/blog e veja se está lá o post e o comentário de exemplos. Agora é só ir atrás de um tema estiloso, instalar os plugins que você achar interessante e dizer a todo mundo que você é Powered by fuckin’ lovely WordPress. ;)

Também foi criado o Portal WordPress e criei um post com dicas que podem ser seguidas depois da instalação.
Apensar de eu não indicar o uso do WP em português pelo fato da documentação dele ser toda em inglês, no site taijiquan.pro.br você encontra o arquivo de tradução e também as instruções de como configurar para português.
Divirta-se!

118 Respostas para “Como instalar o WordPress?”

  1. luiz gabriel em 4 de Dec de 2005 às 21:46 disse:

    legal cara, aposto que vai ajudar muita gente,parabéns pelo seu blog, muito bonito o layout

  2. Neto Cury em 5 de Dec de 2005 às 14:10 disse:

    Legal Rodrigo, acho que ninguém tinha pensado em criar um tutorial ensinando a mexer no DB.
    Vou linkar o artigo lá no Blog WPBR.
    Abraços

  3. WordPress.com.br » INSTALANDO O WP NA UNHA! em 5 de Dec de 2005 às 14:29 disse:

    [...] O Rodrigo Muniz resolveu responder seus leitores e montou um tutorial de como instalar o WordPress na unha, com a criação do Banco de Dados e tudo mais. Esse tipo de atitude é muito salutar, pois quanto mais informações e documentação existente disponível na internet, melhor vai ficar para nós, usuários WordPress.   [...]

  4. daniela em 5 de Dec de 2005 às 17:33 disse:

    gostaria que vc criasse um tutorial pra dizer como fazer temas para o WP… e como instalar temas e plugins…

  5. paulokunha em 11 de Dec de 2005 às 07:25 disse:

    olá
    gostaria de saber se posso importar meus posts do blogger para um novo blog em WP, ecomo fazer.

    abraços e obrigado

  6. Noturna em 14 de Dec de 2005 às 21:46 disse:

    Amei esse tutorial, eu instalei o wordpress com mto trabalho pois n sei mto inglês, o wordpress esta crescendo e tutoriais em português é o que esta mais faltando, é tão simples e ninguém havia pensando em fazer algo assim, o mais importante é saber instalar e ninguém havi a feito um tuto sobre, muito obrigada, não abusando, mas já abusando, qdo puder faça um tuto sobre como instalar o plugin do flickr no wordpress, eu vou adorar! Bjos

  7. fe.eti.br » Blog Archive » Reinventando a roda em 14 de Dec de 2005 às 23:08 disse:

    [...] Para quem não é conhecedor de programação ou não possui um provedor de hospedagem e domínio próprio (que é o meu caso), os caras da WordPress te dão um espaço e uma URL para que você possa começar a brincadeira. Se você tem uma URL e uma hospedagem com PHP + MySQL, baixe o WordPress, siga os passos neste excelente tutorial em português e mão a obra! Existe, inclusive, sites sobre esta maravilhosa ferramenta em português. [...]

  8. Muniz em 14 de Dec de 2005 às 23:44 disse:

    Olá Paulo!

    Você pode sim importar os posts do Blogger.
    A versão 2.0 já está na versão final e pode ser baixada e instalada por todos. Com ela a importação dos posts e comentários de outros sistemas de blog é feita de forma automática.

  9. Cleiton.net em 21 de Dec de 2005 às 21:27 disse:

    Mais força para o WordPress

    WordPress e Yahoo! anunciaram uma parceria para solucionar o problemas dos usuários interessados em montar blogs profissionais. A gigante dos serviços para Internet está dando suporte ao gerenciador de blogs mais difundido do momento, o WordPress (o…

  10. farley blogsite » Blog Archive » Instalando o WP na unha! em 21 de Dec de 2005 às 23:17 disse:

    [...] O Rodrigo Muniz resolveu responder seus leitores e montou um tutorial de como instalar o WordPress na unha, com a criação do Banco de Dados e tudo mais.Esse tipo de atitude é muito salutar, pois quanto mais informações e documentação existente disponível na internet, melhor vai ficar para nós, usuários WordPress. (Por Neto Cury) [...]

  11. Paulo Fontes em 22 de Dec de 2005 às 14:55 disse:

    pessoal gostava de mudar do blogger pra o wordpress, mas sei pouco de PHP e mysql.
    Agradecia ajuda e dicas.
    Não tenho dinheiro pra gastar em hosts.
    Existem gratuitos e rapidos?
    Queria mt saber como passar os meus posts do blogger pra o WP de forma automatica (importada).
    Digam algo. E expliquem os passos pra fazer as coisas direitas, ok?
    :)

  12. Paulo Fontes em 22 de Dec de 2005 às 14:58 disse:

    tentei seguir os passos deste tutorial, mas n sei onde posso arranjar host gratuito.
    Eu tenho de copiar o conteudo do wordpress pra o host?
    Expliquem-me tudo direito desde o inicio pra estar dentro do assunto, ok?
    abraço
    Se quiserem enviarem pra meu email, seria legal, a explicar o q devo fazer, quais hosts bons e gratuitos, como criar a BD, onde, onde unzip o wordpress etc…
    cumprimentos e boas festas e bom natal!

  13. Kali em 22 de Dec de 2005 às 17:19 disse:

    Adorei!
    Sobre o host, bom, estou usando o http://www.pandela.com/ e ainda não tive nenhum problema… Mas isso só faz alguns dias né! =p
    É isso!

  14. Fernando em 25 de Dec de 2005 às 22:06 disse:

    Olá amigos do wordpress ! Primeiramente boas festas para todos ! Instalei o WordPress na plataforma Windows e deu quase tudo certo ! Apenas quando estou na página HOME do sistema, exibe-me no browser duas mensagens de erro:


    ————————————–
    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in c:\arquivos de programas\apache group\Apache\htdocs\site\WP-includes\functions.php on line 1161
    ————————————-


    ————————————-

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in c:\arquivos de programas\apache group\Apache\htdocs\site\WP-includes\template-functions-category.php on line 311
    ————————————-

    Alguém pode me ajudar por favor, sou iniciante em progamação WEB, muito obrigado :-)

  15. Fernando em 26 de Dec de 2005 às 20:33 disse:

    Olá amigos ! resolvi o meu problema acima sozinho e gostaria de saber como eu faço para inserir imagens e mudar o tema do WordPress ?

    Obrigado :-)

  16. Luisa em 31 de Dec de 2005 às 16:27 disse:

    Oi! Eu tô tentando fazer isso com o http://lycos.co.uk mas não consigo subir a pasta cm o smat FTP será q alguem pode me ajudar? Eu mandei todos manualmente… mas deu isso aqui http://members.lycos.co.uk/lullipop/blog

    Me add no MSN luisa_settecamara@hotmail.com
    por favooor!!

  17. Muniz em 2 de Jan de 2006 às 17:21 disse:

    Luisa, você precisa de um servidor com PHP e MySQL. O que não é o caso do Lycos.

  18. paulokunha em 3 de Jan de 2006 às 15:39 disse:

    olá
    eu acabei de instalar o wp2 no meu servidor. naquela parte final onde vc manda a gente ir para o IE e digitar o domínio ele diz que o site está em construção.não aparece o aviso em ingles pedindo a instalação. aonde errei amigo.
    abraços
    paulokunha

  19. Muniz em 4 de Jan de 2006 às 16:36 disse:

    Paulo, verifique em que pasta você salvou os arquivos no servidor e tente acessar o endereço correto.
    Se essa mensagem persistir peça suporte ao servidor, pois pode estar havendo algum problema com eles.

  20. Priscila em 5 de Jan de 2006 às 05:28 disse:

    Oláa. esse tuto é otimo, mas eu não estou conseguindo… nem aparece nada.
    olha: http://bubblespop.just-stranger.com/blog
    num sei pq..

    será q da pra vc me add no MSN e me ajudar, se num for encomodo claro.
    bjux
    in2myself@hotmail.com

    me manda um email se caso vc v esse coments. prih.lora@gmail.com

  21. Rodrigo Muniz » Dicas depois de instalar o Wordpress + Tecnologia, Webstandards, CSS, Internet, Web design, Cultura, Fotografia, Música... em 13 de Jan de 2006 às 14:49 disse:

    [...] Ter o WordPress instalado já é bom, mas como geralmente acontece quando se entra em contato com novas ferramentas, pode-se sentir perdido e s vezes quem não tem experiência com bloga não consegue tirar proveito total, pensando nisso vou tentar deixar aqui uns toques considerados fundamentais para melhorar e expandir sua experiência com seu blog WP, deixá-lo melhor e talvez lhe tirar do estágio de iniciante. [...]

  22. Celso Ricardo » Blog Archive » Rodrigo Muniz em 14 de Jan de 2006 às 21:24 disse:

    [...] Como instalar wordpress http://www.rodrigomuniz.com/blog/como-instalar-o-wordpress/ [...]

  23. Bruna em 27 de Jan de 2006 às 14:34 disse:

    Sou nova no mundo do “WP” e to tentando instalar ele no pandela.com eu li alguns comentarios e vi que alguem d vcs usa esse webhost tbm!! entaum minha pergunta eh a seguinte: como eu faço para criar um novo banco de dados (uso o pandela.com) obrigado desde jah ;)

  24. Joyci em 7 de Feb de 2006 às 10:11 disse:

    Valeu Rodrigo,
    Com esse tutorial seguindo a ideologia do “KISS” até quem ouviu falar de wordpress hoje já consegue instalar e testar o programa.

    Ótima iniciativa… Grande Abraço!

  25. Guilherme em 11 de Feb de 2006 às 19:41 disse:

    Achei otimo o tutorial, mas estou enfrentando um problema, hospedei todos os arquivos no pandela, criei o bando de dados, mas quando clico em install aparece a seguinte mensagem de erro:

    Parse error: syntax error, unexpected $end in /usr/home/users/9c/bixogrilo/www/casadogrilo.to.md/blog/wp-includes/template-functions-post.php on line 319

    Oq seria isso??

    e parabens pela iniciativa ^^

  26. Vinícius em 14 de Feb de 2006 às 04:37 disse:

    Antes de mais nada, parabéns pelo tutorial… me ajudou e muito a instalar o WP. Agora, por favor, onde eu posso encontrar themes legais, fora os da Patricia Muller ? Abraços

  27. Leonardo em 16 de Feb de 2006 às 11:34 disse:

    Ae Guilherme !!! Você conseguiu entrar no PANDELA????Eles dão uma senha no meu email..mas naum reconhecem quando eu vou dar login no site! Já tentei vária vezes!!! Você fez normalmente????
    Abraços…

  28. Doufer em 18 de Feb de 2006 às 17:43 disse:

    Cara,

    muito bom o tutorial e o blog também… Queria saber se tem a opção de importar posts de outro blog do wordpress.. Pois tenho uma conta na wordpress mas queria colocar em meu host e importar os posts antigos… Qual o host que você usa? Estou afim de assir um plano mas em um host que tenha certeza que vai rodar o wordpress.

    Abraço

  29. Muniz em 20 de Feb de 2006 às 13:18 disse:

    @Doufer: o WP 2.0.1 (que é a versão atual) importa:
    Dotclear, LiveJournal, Blogger, Movable Type, Textpattern e blogs com arquivos RSS.
    Então se você tem uma conta no wordpress.com, acredito que só é salvar o RSS dele e importar.
    Já sobre o host, uso o Reticencias. Não tive nenhum problema com eles ainda, mas quero mudar para um host internacional em breve.

  30. Doufer em 20 de Feb de 2006 às 13:42 disse:

    Obrigado pela dica!

    Abraços!

  31. eme71 em 24 de Mar de 2006 às 20:28 disse:

    kr, vlw pelo tuto, eu nem imagina q precisa de DB, vlw ae, flws!!!

  32. Joe Edman em 29 de Mar de 2006 às 09:45 disse:

    Alguém aí já conseguiu a tradução para o WP2? Ainda não migrei por isso!

  33. aleatório em 2 de Apr de 2006 às 14:37 disse:

    [...] Demorei um pouquinho para entender o que fazer, mas no fim deu tuuudo certo! Weeeee. E aprendi a instalar o WordPress na mão! Não é tãaao difícil assim… pelo menos no servidor do pc, hahahah. [...]

  34. lekrapo em 2 de Apr de 2006 às 14:37 disse:

    Olá, seu tutorial foi muito útil! Valeu mesmo! =D

  35. dudu tomaselli em 9 de Apr de 2006 às 16:28 disse:

    Valeu Rodrigo
    Acho que eu ia ficar dias brigando com o WordPress até conseguir instalar se não fosse o teu tutorial.

  36. alex em 17 de Apr de 2006 às 09:42 disse:

    quando clico em intall, a página abre com erro na linha 87 caractere 3 onde diz “case 0″ e não consigo começar a instalação. Como resolver esse problema?

  37. Muniz em 17 de Apr de 2006 às 12:57 disse:

    @alex:
    Tente subir os arquivos novamente para o servidor. Algum deve estar corrompido.

  38. alex em 17 de Apr de 2006 às 13:17 disse:

    Eu já fiz isso, inclusive tenho 2 dominios em host separado, os mesmos arquivos que mandei pra um, mandei pra outro, só que em um funciona normalmente e em outro não. Nem começa a instalação, ja criei um novo banco de dados e tudo. se vc tiver o wordpress pra me mandar e eu tentar instalar novamente, agradeço.

  39. Muniz em 17 de Apr de 2006 às 13:21 disse:

    @alex:
    o problema deve estar no PHP ou no mysql do servidor, verifique com o suporte deles se o PHP deles é 4.2 ou maior e se o mysql é 3.23.23 ou maior.
    se não der certo realmente não sei o que pode ser, mas o que parece é que é problema com o host mesmo.

  40. alex em 17 de Apr de 2006 às 13:30 disse:

    Ok Muniz, obrigado pela atenção.

  41. beduino em 19 de Apr de 2006 às 16:12 disse:

    rodrigo,
    antes de mais nada! parabéns: pela iniciativa e pelo blog muito bonito!
    seguinte: estou tentando usar o wpress [na versão que a turma do xoops montou para importar o wpress para este CMS.
    o dev é o phppp com site aqui
    montei uma trad em iso-8859-1 e estou usando no meu site: http://www.beduino.org, mas….
    depois do editor ter dado encrenca na atualização, voltei para a versao 2.01. Minha pergunta é sobre os chmods do wpress. Tudo 755? tem algum 777 enfim…parabens e obrigado.
    joao luis barroca
    aka beduino

  42. Muniz em 19 de Apr de 2006 às 19:34 disse:

    @beduino:
    Obrigado.
    O CHMOD 777 você só precisar setar nos diretórios em que você vai escrever algum arquivo, por exemplo em WP-content/uploads onde vão ser escritas as imagens que você sobe na página de postagem.
    Para ser mais prático você pode colocar 777 no diretório WP-content, escolhendo no seu programa de FTP a opção que marca o CHMOD também nos subdiretórios e nos arquivos dele.

  43. Luiz Henrique Mello em 24 de May de 2006 às 19:39 disse:

    Rodrigo
    Quando entro no meu Blog: http://www.lhmbrasil.com.br/blog para começar a instalação recebo a mensagem: There doesn’t seem to be a WP-config.php file. I need this before we can get started. Need more help? We got it. You can create a WP-config.php file through a web interface, but this doesn’t work for all server setups. The safest way is to manually create the file. Já tentei refazer as mudanças na pasta e subir novamente e nada. Tens alguma idéia? O site está hospedado pela Centralserver. Se puder me ajudar, mande. Obrigado. Meu é Blog: luizhmello.blogspot.com

    Luiz Henrique

  44. Muniz em 24 de May de 2006 às 20:07 disse:

    @Luiz: se você notar, o que a mensagem quer dizer é que não parece não haver o arquivo WP-config.php
    Siga novamente os passos do tutorial lendo com mais calma que você vai conseguir.

  45. Luiz Henrique Mello em 26 de May de 2006 às 19:47 disse:

    Como eu faço Logout? Troquei o tema da página e fiquei sei o link. Não estou encontrando outra forma de fazê-lo. Pode me ajudar?

    Muito obrigado

  46. Luiz Henrique Mello em 1 de Jun de 2006 às 11:01 disse:

    Muniz
    O pessoal no WP me ajudou a resolver a questão do logout. Era muito fácil.
    Agora, quando abro o Blog pelo Firefox ele aparece bem, mas, no Explorer há uma distorção nas imagens e texto que ficam maiores. Alguma dica?

  47. Muniz em 1 de Jun de 2006 às 13:03 disse:

    @Luiz: Problemas como o IE? Bem vindo ao mundo da internet meu amigo!
    A única dica que posso te dar é continuar buscando informação em listas e na internet em geral, você pode tentar trocar de tema também.

  48. Camelo Manco » Wordpress, temas estilos e templates em 15 de Jun de 2006 às 11:14 disse:

    [...] Considero que você já tem o WordPress intalado e rodando direitinho, seja localmente, seja em um servidor externo. Há um bom tutorial sobre a instalação no blog do Rodrigo Muniz. [...]

  49. Helen Fernanda em 20 de Jun de 2006 às 10:49 disse:

    Realmente é difícil encontrar hospedagem gratuita com PHP e MySQL. Eu estou testando o WordPress no iespana.es que tem limite de 100 MB. O site é espanhol.

  50. Antonia Alves em 23 de Jun de 2006 às 09:58 disse:

    Olá, Rodrigo.
    Segui suas instruções tutoriais passo-a-passo e está acontecendo algo errado como o meu blog, pois ele me manda instalar novamente. Quando clico no link http://www2.aprendaki.com.br/blog/wp-admin – novamente, tem a mensagem: It doesn’t look like you’ve installed WP yet. Try running install.php.

    O que você acha q pode estar acontecendo?

  51. Cleiton.net » Blog Archive » Mais força para o WordPress em 28 de Jun de 2006 às 22:03 disse:

    [...] E se você ainda não é cliente do serviço de hospedagem do Yahoo! e quer criar um blog sem muita complicação, baixe agora mesmo o código do programa. Se você tiver alguma dúvida na instalação, consulte o excelente tutorial elaborado pelo Rodrigo Muniz e acesse também o WordPress Brasil para saber mais sobre o assunto. [...]

  52. Michel em 22 de Jul de 2006 às 20:26 disse:

    Melhor texto que vi de como instalar o WordPress que para mim e a melhor ferramenta logo atraz vem o blogspot da google, recetemente venho pesado em por uma seção WordPress no meu site, agora que ja sei como instala-lo, esse tutorial foi muito util para eliminar serias dúvida que tinha sobre ele! Ae Rodrigo não some não mas a parada do Bot que eu tava te falando e real se quiser entrar no projeto comingo me fala que eu te coloco, e meus parabens pelo belo tutorial de WordPress que você montou!

  53. aleatório 2.0 » Dicas: Wordpress em 4 de Aug de 2006 às 22:47 disse:

    [...] Não sabe instalar o WordPress? Fácil (oficial) e em português [...]

  54. A-JuDy em 14 de Aug de 2006 às 13:39 disse:

    Olá,
    Ao instalar o WP aparecem as seguintes mensagens quando tento acessar a parte de administrador:

    “Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/htdocs/blog/wp-includes/capabilities.php on line 19

    You do not have sufficient permissions to access this page.”

    Utilizo a senha que eles me passam… mas ainda não sei o que há.
    Já segui o manual em inglês e o seu em Port, mas não sei mais o que fazer. Acho que o problema é aqui, mas ainda não descobri o que é.

    Criei bd, criei usuário para o banco.. e nada..
    fiz como root.. e nada..

    Se puder me ajudar..
    Abraços.

  55. Daniel Emiliano de Moura em 14 de Aug de 2006 às 17:34 disse:

    O meu não funcionou.
    Ele deu a mensagem de erro abaixo:

    ——————————————–

    Error establishing a database connection

    This either means that the username and password information in your WP-config.php file is incorrect or we can’t contact the database server at localhost. This could mean your host’s database server is down.

    ——————————————–

    Pelo que eu entendi, ele não ta conseguindo acessar o BD.
    O que eu tenho que fazer, mudar o “localhost” pra alguma outra coisa ?
    Me falaram que eu deveria colocar o endereço físico, mas eu nem sei isso.
    É isso mesmo ?

    Abração
    Ótimo tuto !

  56. Muniz em 14 de Aug de 2006 às 22:36 disse:

    @A-JuDy e Daniel:
    Procurem ajuda no suporte de seus respectivos hosts, eles podem ajudar em relação a permissões do apache, usários, senhas e hosts do mysql.

  57. Wilson Doll em 23 de Aug de 2006 às 09:19 disse:

    Parabéns! Estou iniciando o meu.

  58. lucia reis em 29 de Aug de 2006 às 00:12 disse:

    Rodrigo:

    Incrível, porém verdadeiro. Depois de quebrar muito a cabeça e na base do erro e acerto, consegui customizar o blog no WordPress.

    Inconscientemente, vc deve ter me lançado um desafio. Fiz até mais um sobre a série La Femme Nikita (este em inglês, chique não?).

    Abraços, tudo de bom

  59. Gustavo Henrique em 17 de Sep de 2006 às 21:57 disse:

    Estou com um problema ao tentar instalar o WordPress. Após ter enviado todos arquivos via FTP para o meu servidor de hospedagem, que por sinal tem suporte a PHP e MySQL, e feito a última etapa da instalação que se segue pelos passos (First Step e Second Step), a senha de acesso ao meu blogue não foi apresentada na última página, aparecendo somente a frase: “Now we’re going to create the database tables and fill them with some default data”. O restante da página ficou ausente. Neste momento fiquei preocupado com a possível resolução do problema. Gostaria de saber se você poderia me ajudar. Um abraço e obrigado pelo tutorial.

  60. Muniz em 17 de Sep de 2006 às 22:12 disse:

    @Gustavo: verifique seu e-mail cadastrado. Se tudo correu bem sua senha deve está lá, se não, tente novamente.

  61. Gustavo Henrique em 23 de Sep de 2006 às 22:17 disse:

    Retorno aqui para agradecer novamente pelo tutorial e informa-lo que tudo está funcionando perfeitamente agora. Muito obrigado.

  62. Rafael em 16 de Oct de 2006 às 22:13 disse:

    Coloco aqui um agradecimento pelo artigo, que me tirou algumas dúvidas e possibilitou que eu instalasse o WordPress com sucesso.
    Muito obrigado!

  63. Charles em 28 de Oct de 2006 às 01:16 disse:

    vlew kra, consegui instalar perfeitamente no awardspace com seu tutorial , brigadao mesmo..

  64. Humberto Taveira Fontes em 31 de Oct de 2006 às 16:06 disse:

    [...] Sim, alguns exemplos são: http://www.portalwordpress.com.br/wp/ (Ótimo portal sobre WP em português) http://wordpress.org. (site ofical WP) http://www.rodrigomuniz.com/blog/como-instalar-o-wordpress/ (ótimo site sobre como instalar o WP) http://groups.yahoo.com/group/wpbrasil/ (Grupo de discussão sobre WP) http://wordpressbrasil.com/ (lista de blogueiros brasileiros que usam WP) http://wp.plug-in-baby.org/ (Site com excelente conteúdo sobre WordPress). [...]

  65. Luiza em 4 de Nov de 2006 às 15:08 disse:

    Cara,esse é o melhor tutorial que eu já li na vida xD

    valeuuu!

  66. joao em 10 de Nov de 2006 às 17:27 disse:

    Ótimo! Bem detalhado e explicativo. Não tem erro mesmo.
    Uma de nossas clientes solicitou ajuda e indicamos esse tutorial.

  67. Flávia em 13 de Nov de 2006 às 13:20 disse:

    Ótimo esse tutorial. Muito didático. Obrigada

  68. Sobre Blogs » Uma visão rápida sobre WordPress e Nucleus em 14 de Dec de 2006 às 09:56 disse:

    [...] Tutorial de como instalar o WordPress escrito por Rodrigo Muniz. Portal WordPress BlogAjuda Contraditorium [...]

  69. Isabella em 22 de Dec de 2006 às 12:13 disse:

    Oi…
    Fiz o cadastro no FreeHostia…Porém naum consigo passar meus arquivos pro BD na internet….Naum sei pq qndo tento conectar ao servidor pelo programa dá login incorreto, mas qndo acesso o servirdo pelo navegador consigo abrir minha conta noramalmente. Já tentei 3 programas diferentes, o filezilla, o smartFTP e um outro q se chama FTP Surfer….
    O que estou fazendo errado? Por favor responda-me!

  70. Muniz em 22 de Dec de 2006 às 12:18 disse:

    @Isabella: Tente entrar em contato com esse host que você está tentando usar. Eles podem ajudar.

  71. Isabella em 28 de Dec de 2006 às 12:54 disse:

    Ahhhh não….vo chorar!!!
    Dps de 50 anos tentando instalar o wordpress finalmente eu consegui! Tudo na unha, pq sabia pouco, ou melhor, quase nada sobre PHP…mas minha paixão por blog falou mais alto e eu resolvi aprender sozinha! Claro q com a ajuda desse tutorial maravilhoso…pq senaum nunca ia conseguir!
    Belezinha WP instalado, tudo pronto pra começar, certo? Naum…errado! Pra minha sorte, bem na horinha q tava abrindo a página com minha senha do WP dá uma queda de luz aki e meu pc simplismente reinicia sozinho…perdi a senha….
    Não recebi e-mail nenhum com minha senha…ae qndo vo lah no LOST PASSWORD pedir outra senha o e-mail tbm naum chega….ahhhhhhhhhh naum….e agora?

  72. Muniz em 28 de Dec de 2006 às 13:13 disse:

    @Isabella: Tente instalar novamente. Se o problema do e-mail continuar seu host deve estar com problemas com o servidor de e-mails deles.

    Entre em contato com o suporte, diga que o WordPress não está conseguindo mandar e-mails e solicite uma solução. Com certeza eles vão lhe atender.

  73. Isabella em 28 de Dec de 2006 às 13:58 disse:

    Yesss!!! Consegui!
    Moço, o qu eu posso dizer??? hummm…. só q vc eh d ! =)
    Valeu pela ajuda!

  74. Walter André em 29 de Dec de 2006 às 15:14 disse:

    Cara, obrigado pelo tutorial ai. Ajudou muito!
    Estou usando agora o WordPress. VAleu!

  75. Misa em 2 de Jan de 2007 às 23:00 disse:

    Nossa! MUITO bem explicado o tutorial. Eu até que entendi como funciona, e olha que tem que ser muito bom pra me fazer entender. xD
    Enfim, eu tenho uma dúvida: quando refaz o arquivo “WP-config-sample.php” e salva como “WP-config.php”, é para deletar o arquivo “WP-config-sample.php” em seguida ou ele tbm deve subir com o resto da pasta para o servidor?
    ou isso não afeta em nada? pq dá dando erra aqui.

    kissus e obrigada pela atenção!

  76. Muniz em 2 de Jan de 2007 às 23:39 disse:

    @Misa: o WP-config-sample.php como o nome já diz é só um arquivo de exemplo para servir de base para o arquivo verdadeiro que será criado por você com os dados corretos.

  77. FairFenix » Blog Archive » Ate que enfim em 6 de Jan de 2007 às 21:24 disse:

    [...] eu não acrediyo…….uhuuuuuuuuuuuuuuuuu eu consegui, eu consegui, estou utilizando wordpress graças ao Rodrigo Muniz credito para ele http://rodrigomuniz.com/blog/como-instalar-o-wordpress [...]

  78. Admirável Mundo Novo! » http://elder.pro.br/blog em 9 de Jan de 2007 às 00:49 disse:

    [...] Paulo Camargo do PCnotas, o Rodrigo Muniz, o Dan Cort, o Rodrigo P. Ghedin do BlogAjuda e finalmente a galera do Orkut. Como podem perceber, foram várias pessoas que direta, ou indiretamente ajudaram-me colocar este Blog no ar, então meus caros, a vocês meu respeito e gratidão Ad Infinitum… [...]

  79. Hildegard em 9 de Jan de 2007 às 13:58 disse:

    Obrigado pelo tutorial é de grande ajuda.

  80. Zam em 16 de Jan de 2007 às 10:54 disse:

    Cara, depois de uma semanda pesquisando diariamente, seguindo dicas mal feitas, etc… encontrei estas informações…
    Tudo resolvido… sem conhecimento algum de host,MySQL, etc…

    Encontrei um site de host gratuito muito interessante. Estou gostando muito e indico a quem quiser experimentar. http://www.awardspace.com

    Vou linkar este post no blog que estou escrevendo.

    Grande abraço.

    Valeu Muniz.

  81. Daniel F. Pigatto em 20 de Jan de 2007 às 15:20 disse:

    Bom, depois de uma explicação dessas vinda de um site tão lindo e funcional como o teu, Rodrigo, não tenho como adiar a criação da minha página.

    Parabéns pela explicação. Agora eu entendo tudo.

  82. Flávio Araújo em 23 de Jan de 2007 às 05:20 disse:

    Cara, so uma duvida:

    na linha onde esta:

    define(‘DB_HOST’, ‘localhost’); // 99% chance you won’t need to change this value

    Nesta linha é necessário mudar alguma coisa ou nao?

    Pq esta dando erro na hora de comecar a instalar no server …

  83. Muniz em 23 de Jan de 2007 às 08:54 disse:

    @Flávio:
    Por favor, entre em contato com seu host.

  84. Paulo em 25 de Jan de 2007 às 22:29 disse:

    O seu tutorial é muito bom.
    Eu já instalei o WP, e estou puxando a cópia de segurança do bd do antigo blog, só que não está rodando.
    Me diz uma coisa, como exportamos nosso bd no WP para utilizá-lo em outro blog.
    Estou mudando de servidor e estou com este problema.

  85. Muniz em 25 de Jan de 2007 às 22:36 disse:

    @Paulo:
    A resposta pro Flávio também serve pra você. Tente entrar em contato com seu host porque para fazer manipulação do banco de dados vai depender da interface de cada host. Peça ajuda e não esqueça de guardar um segunda cópia do banco de dados com você.

  86. astronauta em 1 de Feb de 2007 às 16:46 disse:

    demais seu tutorial.
    hehehehehehhe
    ia quebrar a cabeca 10 anos pra instalar somente com o leiame.

  87. astroonauta em 1 de Feb de 2007 às 17:47 disse:

    rodrigo, uma questao: pq n posso renomear minha pasta BLOG? n posso mesmo? arrependi… quero outro nome… hehehehe

    agradeco novamente o tutogenial.

  88. Muniz em 2 de Feb de 2007 às 07:26 disse:

    @astroonauta: isso vai causar problemas técnicos no seu blog, procure informações sobre isso na documentação do WordPress, mas aviso que é uma operação avançada para quem não tem conhecimento de banco de dados.

  89. astronauta em 2 de Feb de 2007 às 10:10 disse:

    mmm entendi. se eu tivesse criado com outro nome, desde o inicio, rolaria?

  90. Daniel Farias em 10 de Feb de 2007 às 03:41 disse:

    Yes!!!! Agora tenho meu blog!!! Valeu!!

  91. Vanilla em 25 de Feb de 2007 às 15:13 disse:

    Ois Rodrigo tudo bem? Estou com um problema no WP-confing.php, já está tdo carregado no servidor tudo certinho, mas aparece este erro.

    “This either means that the username and password information in your WP-config.php file is incorrect or we can’t contact the database server at localhost. This could mean your host’s database server is down”

    Bom me parece que o problema seja este:

    define(‘DB_HOST’, ‘localhost’); // 99% chance you won’t need to change this value

    Os restantes dados da base de dados estão correctos porque eu consigo lá entrar. Então o que há a fazer agora?

    Preciso alterar isto? Se sim pelo o que??

    define(‘DB_HOST’, ‘localhost’); // 99% chance you won’t need to change this value

    Obrigada, agradecia resposta breve. Obrigada pela atenção

    (Obs. É dum site duma amiga, o meu está funcionando a 100%)

  92. Muniz em 25 de Feb de 2007 às 15:20 disse:

    @Vanilla:
    Por favor, entre em contato com o host responsável pela hospedagem do site explicando o acontecido.

    Estou fechando os comentários desse texto porque depois de quase 100 comentários todas as perguntas feitas aqui ou têm suas respostas do próprio texto ou são resolvidas entrando em contato com o suporte do host utilizado.
    Hoje estou realmente sem tempo para prestar suporte gratuito ao WordPress.

  93. Escrevo porque gosto, com ou sem dinheiro de publicidade - dudu tomaselli em 3 de May de 2007 às 20:22 disse:

    [...] então que descobri o WordPress e o excelente tutorial do Rodrigo Muniz. Instalei o WordPress na unha em abril do ano passado e foi aí que o blog [...]

  94. Faça Você Mesmo » Dia de Folga - informação com gelo e laranja em 7 de Aug de 2007 às 20:16 disse:

    [...] Como instalar o WordPress – a proverbial instalação de 5 minutos, em português [...]

  95. Cristiano Web » Blog Archive » Meu Wordpress Morreu! em 22 de Sep de 2007 às 17:18 disse:

    [...] simples. Mas enfim, consegui configurá-lo e bum! Supimpa!!! Achei o blog “amigo” do Rodrigo Muniz, que resolveu o meu [...]

  96. Admirável Mundo Novo! » http://elder.pro.br em 7 de Oct de 2007 às 17:06 disse:

    [...] Camargo do PCnotas, o Rodrigo Muniz, o Dan Cort, o Rodrigo P. Ghedin do BlogAjuda e finalmente a galera do Orkut. Como podem perceber, [...]

  97. Freemaxsite.com » Blog Archive » How to Install WordPress em 31 de Oct de 2007 às 11:00 disse:

    [...] Português BR (http://rodrigomuniz.com/blog/como-instalar-o-wordpress/) [...]

  98. Primeiro Post :) « » Thais Monasterio’s Website em 24 de Nov de 2007 às 12:24 disse:

    [...] – todo dia eu entro por enquanto estou tentando mexer nele aqui e encontrei um tutorial bacana aqui , tem algumas coisas que nao conferem com o programa no meu mas eu vou levando UM BEEEEIJO! [...]

  99. linketal.com » O início de um blog milionário em 26 de Mar de 2008 às 04:07 disse:

    [...] maravilhoso), o Rodrigo Muniz do rodrigomuniz.com salvou minha vida. Confesso que foi depois de ler esse tutorial dele que resolvi me arriscar a bancar um blog, já que não havia encontrado nada parecido por aí [...]

  100. Engatinhando no Wordpress - Dicas, tutorias, instalação do Wordpress, plugins, temas... | boladerum.com em 24 de Jun de 2008 às 12:44 disse:

    [...] A próxima etapa foi a instalação do WordPress em uma hospedagem paga, eu segui o tutorial do Rodrigo Muniz, e acredite, depois de muita briga 'Mec vs Técnologia 'deu tudo certinho, eu venci e [...]

  101. Stlnet» Arquivo do Blog » Blog da Stlnet em 23 de Jul de 2008 às 17:12 disse:

    [...] WordPress aqui.Existem varios tutoriais de instalação do Worpress na internet ,veja alguns links:Como instalar o WordPressGuia do [...]

  102. Como Registrar um Domínio e Instalar o Wordpress: o primeiro passo do problogger | Suco de Cevada em 13 de Aug de 2008 às 16:43 disse:

    [...] Para instalar o WordPress, prefiro indicar o blog de um colega, Rodrigo Muniz: http://rodrigomuniz.com/blog/como-instalar-o-wordpress/ [...]

  103. Dicas uteis para wordpress em 14 de Nov de 2008 às 14:59 disse:

    [...] Não sabe instalar o WordPress? Fácil (oficial) e em português [...]

  104. diZ ae! » Como criar um Blog? em 3 de Apr de 2009 às 11:25 disse:

    [...] – Versão PHP (Baixar) – (Como Instalar) B2Evolution – (Baixar) – (Como [...]

  105. Brevimanu » Blog Arquivo » Como fazer seu Blog em 5 de May de 2009 às 12:29 disse:

    [...] instalar e em alguns servidores tem a opção de instalação automática do wordpress.  Neste link tem uma explicação simples e eficiente de como instalar seu [...]

  106. Limaa » Blog Arquivo » Como iniciar um Blog em 27 de May de 2009 às 11:14 disse:

    [...] e plugins que melhoram o desempenho do seu blog e a instalação deles é muito simples.  Este blog explica passo-a-passo como instalar o WordPress, mas se você preferir tem alguns servidores [...]

  107. Camelo Manco » Wordpress, temas estilos e templates em 21 de Jun de 2009 às 17:02 disse:

    [...] o WordPress intalado e rodando direitinho, seja localmente, seja em um servidor externo. Há um bom tutorial sobre a instalação no blog do Rodrigo Muniz. O WordPress vem por padrão com dois temas instalados o default e o classic. Existe no painel de [...]

  108. Passo a passo como instalar e usar o WordPress | ProBlogando em 10 de Aug de 2009 às 23:27 disse:

    [...] Como instalar o WordPress? (Rodrigo Muniz) [...]

  109. WordPress: Como Começar um Blog com o Pé Direito e evitar muita dor de cabeça em 13 de Jan de 2010 às 09:05 disse:

    [...] Rodrigo Muniz: Como instalar o WordPress? Um tutorial fantástico que explica tudo nos mínimos detalhes e torna a instalação muito fácil [...]

  110. Informação de Qualidade » Arquivo do Blog » Como instalar o Wordpress em 4 de May de 2010 às 22:38 disse:

    [...] http://rodrigomuniz.com/blog/como-instalar-o-wordpress/ Acredito que seja útil ver também: 2 wordpress no mesmo banco de [...]

  111. Quem tem medo do Wordpress? « Blog da Amanda Martins em 10 de Jun de 2010 às 13:52 disse:

    [...] Aprenda a instalar e configurar aqui e aqui; – WordPress.org com temas plugins e [...]

  112. Bem vindo amigos da Glob…. Stlnet « Stlnet em 3 de Jul de 2010 às 21:01 disse:

    [...] Saiba mais informações sobre o WordPresshttp://pt.wikipedia.org/wiki/WordPress Faça o download do WordPress em português do brasilhttp://br.wordpress.org Aprenda a instalarhttp://rodrigomuniz.com/blog/como-instalar-o-wordpress/ [...]

  113. Instalar wordpress | Ferran Eloi em 9 de Aug de 2010 às 11:33 disse:

    [...] Português BR [...]

  114. Instalei e configurei em 30 de Oct de 2010 às 08:47 disse:

    [...] Como instalar: http://rodrigomuniz.com/blog/como-instalar-o-wordpress/ [...]

  115. Instalei e configurei o WordPress em 30 de Oct de 2010 às 09:55 disse:

    [...] Como instalar: http://rodrigomuniz.com/blog/como-instalar-o-wordpress/ [...]

  116. Como Criar um Blog – Instalar Wordpress em 25 de Dec de 2010 às 18:39 disse:

    [...] de alojamento necessitava de efectuar alguns passos como podem verificar neste artigo de 2005 do Rodrigo Muniz, no entanto, actualmente a instalação do wordpress está à distância de um [...]

  117. Dinheiro vivo: segredos para ter mais dinheiro | Gerando Negócios em 4 de Oct de 2011 às 12:02 disse:

    [...] para instalação do wordpress acesse este http://rodrigomuniz.com/blog/como-instalar-o-wordpress/ [...]

  118. Como instalar o Wordpress manualmente? | Lucas Müller em 12 de Feb de 2012 às 12:23 disse:

    [...] ENTRE NO BLOG RODRIGO MUNIZ OU ENTRE NO WORDPRESS.ORG Compartilhe isso: This entry was posted in Tudo by admin. Bookmark the [...]

Comentários fechados para este texto.

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata. Hoje graduado em Sistemas para a Internet na Faculdade Marista e é Co-fundador da Wenetus Interactive.

Saiba mais