Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 6 de Oct de 2005 às 17:55

Google x MS: Agora guerra realmente declarada

Sun + Google

Claro que a internet está envolvida nos motivos dessa guerra, mas parece que ela vai ser apenas o meio. Depois do anúncio de que a Sun e o Google fecharam acordo o Google agora dispara contra o mercado mais representativo da Microsoft, o de aplicativos de escritório, o velho e bom MS Office. Aquele que ainda prende muita gente ao Windows, aquele que dizem ser o grande fôlego e marketing da MS.

Rumores de que o Google poderia lançar um Office online já eram ouvidos aos quatro cantos da web e agora a coisa parece que desponta. O StarOffice da Sun agora com o apoio da gigante das buscas pode se tornar o GOffice, ou um Office online. Tudo vai começar com um botão do StarOffice na barra de buscas do Google.

A força do Java e da web vão levar definitivamente a experiência do desktop para a rede. Imagine no futuro você criar seus documentos e salvá-los automaticamente no seu espaçoso Gmail. Alguns ainda dizem que não será mais necessário um sistema operacional como o Windows ou Linux, todas as tarefas serão feitas online e de forma rápida.

O desafio de organizar toda a informação da web assumido pelo Google está sendo muito bem projetado e executado e se notarmos bem a coisa não foca só as informações da web.
Perde a Microsoft, mas será que vamos só ganhar com toda essa concentração de informação num só empresa? Alguns pregram morte a MS e elevam o nome do Google sem notar que toda essa experiência centralizada de informação pode resultar numa centralização de poder nunca vista antes.

Eu continuo com medo.

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • É o que eu digo cara… hoje o pessoal exalta o guglio como se ele fosse “do bem” e a MS “do mal”. Acontece que daqui uns tempos, se tudo continuar como indo, o guglio se tornará a nova microsoft, muito mais potente e nós muito mais dependentes dele. Pelo menos eu não sei mais o que é webmail sem o gmail!
    Abraço

  • Danillo, o caso do Gmail pra mim é o mais gritante.
    Ficar sem ele pra mim é o mesmo que ficar sem internet. Isso é um problema…

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais