Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 3 de Mar de 2006 às 20:33

Mobile e webstandards

A web está pronta para a vida sem fio, das telinhas de handhelds e celulares? Como seria se os preços das tarifas para se navegar na internet pelo celular despencassem?
O que ainda se vê é que grandes sites têm na cabeça a idéia do WAP, você faz uma versão totalmente nova do site como fez o Gmail criando o m.gmail.com e o Flickr com o flickr.com/mob, trabalho que pode ser facilmente evitado se o site estivesse nos padrões.

Página num Handheld

© Some rights reserved. JackSim

Eu fico tentando imaginar quantas pessoas têm o costume de navegar na web com aparelhos cuja resolução é bem menor que dos populares monitores. Como eu só vi fotos e vídeos não conseguia ter idéia de como sites estruturados com table ficavam realmente renderizados neles. Seria realmente uma confusão tabular ou os aparelhinhos descartavam totalmente a tabulação deixando o conteúdo “solto”? Depois de algumas buscas o que vi foi a segunda “guerra do browsers”, a coisa é muito mais sem padrão que nos browsers para PC, muito pelos diferentes tipos de hardware que variam de tamanho de tela, plataforma e por aí vai.

A única referência prática que tenho é o simulador do Opera, Shift + F11 e ele mostra como sua página ficará num minibrowser de um mobile e nele os layouts de tabela têm quase os mesmos resultados que os sem elas. Se isso for uma tendência a web semântica corre o risco de não pegar. Os profissionais que ainda fecham os olhos para os webstandards vão continuar sem ver muita vantagem em sair do seu mundinho de tabelas para formatar as colunas de seus layouts.

Experimentos

Veja esse teste que fiz, criei duas versões de um layout simples de duas colunas, uma com tabela e outra com div:
Layout de duas colunas sem tabelasLayout de duas colunas com tabela
O que pode-se ver é que o Opera não leva em conta a tabulação para deixar o layout mais acessível, o que cria um problema. Quando precisarmos visualizar uma tabela de dados usada da forma correta, semântica, ela vai perder a forma. Testando uma tabela qualquer o resultado é uma pequena catástrofe, sem tabulação fica impossível de entender:
Grandes tabelas viram isso

Então…

Vamos supor que o desenvolvedor não enxergue a maior das vantagens, a semântica, e continue usando as tabelas no lugar de divs para fazer duas ou três colunas. O “tabeleiro” vai pensar: “Posso muito bem continuar fazendo minhas colunas rapidinho usando tabelas, ganhando tempo e fazer com que o site seja bem visualizados nesses aparelhos”.

Do modo que aconteceu com os navegadores como Netscape e como acontece hoje com o Firefox que, por causa de usuários que acham que alguns sites “não funcionam” no navegador, não consegue ganhar mais mercado mesmo sendo melhor e mais flexível, sites mal estruturados podem estragar a experiência do usuário mobile? Frustrar e atrapalhar esse avanço? Ou esses sites serão eliminados, numa seleção natural tal qual teoria da evolução de Darwin?

Links

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • Ale

    Rodrigo,
    Estava justamente conversando com meu marido a respeito disso, tentamos acessa meu blog pelo mobile e ele fica totalmente desconfigurado… Aqui as coisas estao indo muito rapidas e varias operadoras oferecem o acesso “quase gratuito” por um periodo de tempo para integrar o usuarios, mas o que se ve mesmo eh que pouquissimos sites funcionam com deveriam.

  • Pingback: Login Style » Temas ()

  • Pingback: » iPhone é a morte do CSS para dispositivos móveis? » Rodrigo Muniz ()

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais