Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 2 de Dec de 2005 às 00:01

Novo Mozilla Firefox 1.5!

Fox!Tive que sumir um pouco daqui, mas não poderia deixar de anunciar o mais esperado upgrade do ano! Hoje foi lançada a versão 1.5 do Firefox. A Mozilla afirma que quem usava alguma versão 1.5 beta vai se surpreender. Só posso garantir que quem usava a versão 1.0.7 vai mesmo e aos usuários do Internet Explorer nem preciso dizer nada. O carregamento das páginas que já estava surpreendentemente ainda mais rápido na Release Candidate, na oficial não está diferente. Alguns bugs famosos e problemas de usabilidade também foram resolvidos como aquele do botão scroll do mouse não funcionar em divs com barra de rolagem.
Elementos de acessibilidade e privacidade e segurança também foram turbinados. Algumas coisas que eram feitas com as tão amadas extensões agora são nativamente suportadas como arrastar abas para reorganizá-las a sua necessidade.
O programa agora tem suporte nativo a SVG. :)
Para os desenvolvedores além do suporte a SVG agora temos Java Script 1.6, melhorias no CSS2 e já alguma implementações do CSS3, suporte ao uso da tag <canvas>
Bem, se você já usa a versão 1.0.7 em inglês ou não vê incômodo nenhum em usar programas em inglês, baixe já o navegador em inglês. É realmente uma atualização que vale muito a pena. Agora se você só gosta das versões em português não se afobe, acredito que até o final dessa semana a nova versão já esteja disponível traduzida.Arrastando aba do Bloglines
A campanha para divulgação do browser ainda não está no ar, mas o Firefox vai ganhar um espécie de videolog com vídeos de usuário do mundo todo.
Até a publicação deste post o novo Spreadfirefox, site de marketing do navegador, ainda não estava no ar. Mas agora com esse senhor aumento na qualidade e com apoio total do Google, quem precisa de videolog?

Links:

ps.: site da Mozilla.org ganhou um redesign muito bom por sinal, e Mozilla.com agora virou a casa oficial do Firefox e Thunderbird.
[Update] O novo Spreadfirefox já está no ar e versão em português BR também já está disponível.

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • http://www.japs.etc.br Flávio Theruo Kaminisse

    Concordo contigo Rodrigo, quem não se importar de utilizar o programa em Inglês, baixe o mais rápido possível, eu já baixei e recomendo. Pode parecer brincadeira, mas não é, pois esta versão está bem melhor que a anterior, e se comparada com o IE… hum… acho que não tem jeito de comparar… Hehehehehehe…
    Para aqueles que ficarem inseguros para migrar para a nova versão do Firefox, por causa das extensões, escrevi um post que fala sobre como alterar as extensões para elas funcionem no Firefox 1.5, testei e funcionou.
    Fica aí mais um motivo para usarem o Firefox 1.5: http://www.japs.etc.br/2005/11/firefox-15-todas-as-extensoes/

  • http://aissegoo.sistemall.net aissegoo

    Estou usando o 1.5 aqui no Linux, cara, por aqui mudou muito e pra melhor. Alem das mudanças anuciadas, vale lembrar q a versão do Linux está muito rápida, mais estavel doq já era. Agora navegar em mais de 4 sites com aplicação pesada em CSS está em tempo real, o q antes causava alguns lags. Com certeza a versão nova veio para acabar de vez com os concorrentes, pelo menos eu acho q agora ele está imbativel.

    []s

  • http://www.rodrigomunz.com Muniz

    O mais engraçado foi que testei a 1.5 em inglês na hora do almoço e deixei instalada aqui e a noite quando voltei o meu colega de trabalho tinha voltado com a versão 1.0.7 por ser em português, passei a noite navegando nela e parece piada, mas é uma tortura ter esse experiência depois de ter usado a 1.5!

  • http://cirofeitosa.com.br/ Ciro Feitosa

    Fala Rodrigo! Obrigado pelo comentário, e parabéns pelo bom trabalho que faz também ;). Abraço!

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais