Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 23 de Oct de 2007 às 10:35

O link para a Home deve ser Home?

Depois da análise feita pelo Rochester para o Papo de Homem o Walmar levantou a questão do link para a home ser explícito ou não. O que quero aqui não é dar minha sugestão para solucionar essa dúvida, até porque é preciso fazer um estudo com o público alvo para saber se o usuário tem essa experiência toda de navegação sabendo que o nome do site é o link para a home. E também acredito que é preciso realizar testes de usabilidade pra poder deixar o “eu acho” de lado. Dependendo do público muitas pessoas têm dificuldades com barra de rolagem, imagine fazer idéia de que o nome do site ou logotipo é um link para a home? Se é para “achar”, eu acho que é importante usar o link explícito em alguns sites, só que fora da navegação principal. :)

Mas minha questão é sobre uma dúvida que rolou na faculdade: Para nossa realidade o termo “Home” é mesmo o ideal? Alguns usam “Página Principal”, mas esse não é o sentido do termo home nas páginas em inglês, é? Na verdade a “casa” seria o início de tudo e não o principal. Geralmente sites têm uma homepage cujo o papel é só chamar para as outras seções e ao mesmo tempo ter um conteúdo principal que não é a home.

Na faculdade depois da discussão chegamos a conclusão de que para o público “não-geek” o termo ideal seria “Página Inicial” ou “Inicial” que é o sentido real da “homepage”, ser onde tudo pode começar. Se você for usar o termo em migalhas de pão, por exemplo, isso faz ainda mais sentido:

Home > Toystore > Cars
Inicial > Loja de binquedos > Carros

O Orkut, mesmo não sendo um exemplo de usabilidade a ser seguido, influencia muito na formação da carga de experiência do público alvo de muitos dos nossos projetos e nele é usado o termo “Inicial”, acredito que isso não deve ser ignorado.

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • O Fred até comentou lá no blog que os ledores de tela vão sintetizar “ôme” e não “rôme”. Quem não tem conhecimento em inglês também é capaz de ler “hômi”… acho que Página Inicial cai melhor mesmo.

  • Home, login, logout, off… todo termo em inglês por mim não seria usado em um site em português. Enquanto eles não são incorporados à nossa língua não tem porque utilizá-los. Até drive through ou delivery que já se vê com tanta freqüência não foram totalmente incorporados, imagine termos que só estão na internet.
    É quem loja que tem mania de botar descontos como 10%Off. Que diabos é esse Off? Até pra saber desconto de loja eu tenho que aprender inglês?

  • Augusto

    é, eu sempre fui a favor do “inicial”!

  • orite, mesmo pensamento aqui!

  • Também prefiro inicial. Não ocupa tanto espaço e é bem descritivo.

  • No 12º EWD, aqui em Curitiba, comentaram a utilização do termo “Home” e tocaram num ponto no qual você não fez referência, mas acho importante: leitores de tela.

    No caso de um cego visitar seu site, o leitor de tela vai ler o texto como “Home” e não “Rome” (estou escrevendo tentando representar a maneira de falar hehe), e isso vai dificultar a compreensão por parte do usuário, a menos que se especifique que tal palavra deve ser pronunciada em inglês.

    Bom, esse é só mais um ponto dessa discussão…

  • Inicial é adjetivo. Melhor usar Início.

  • Concordo com o uso do termo “Início”. Acho que é de fácil compreensão.