Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 21 de Dec de 2007 às 10:18

Podcast no iTunes é uma porcaria

O iTunes é provavelmente o agregador de podcasts mais usado hoje e já virou padrão de mercado, porém em sua versão 7.5 está longe de ter a interface ideal para gerenciamento dos podcasts. Estranho é que interface amigável é característica marcante dos produtos da Apple, mas o que parece é que a área de Podcasts não recebe a mesma atenção que Devices e Music Library. Que tal falar mal da Apple pelo menos uma vez na vida? :)

O botão Subscribe

O que o usuário precisa fazer para ouvir podcasts? Assiná-los primeiro, certo? Tarefa que já não é simples para iniciantes e no iTunes é preciso fazer um pequeno exercício de adivinhação para saber como se cadastra o endereço do feed de um podcast. Quem publica seu podcast e criou tutorial para ensinar usuários a assiná-lo sabe do que estou falando.

Com o endereço do feed copiado, uma olhada na interface e o usuário pergunta: “onde eu clico nisso pra adicionar o feed?”
Screenshot do gerenciador de download do iTunes

Intuitivamente a primeira coisa que se procura é o botão “Add Podcast” ou “Subscribe to Podcast”, mas ele não existe na interface. O único botão subscribe existente é mostrando apenas quando alguém adiciona um feed, baixa alguns episódios e depois clica em “Unsubscribe” na barra inferior. E é nesta mesma barra que o botão “Subscribe to Podcast” deveria estar.

Na verdade a função está nos menus e não dá pra negar que menus são fundamentais nas aplicações, mas mesmo nisso o iTunes peca por escolher o “Advanced” para a ação de adicionar um novo podcast. No Windows o menu mais adequado seria o “File”, o mesmo onde é possível criar Playlists, adicionar músicas e pastas com arquivos de mídia.
Menu Advanced - Subscribe to Podcast...

Além de mudar para o menu “File”, minha sugestão seria reorganizar os botões da barra inferior inserindo um novo para a assinatura, ficaria mais ou menos assim:
Sugestão de nova interface

O problema dos Downloads

Área de downloads de podcast
Primeiramente quando estamos baixando alguma edição, o software indica o download em “Store”. WTF? Quem disse que o podcast que estou baixando está obrigatoriamente da iTunes Store? Era preciso criar outra solução para a área de downloads porque isso certamente pode confundir o usuário.

Falta streaming

Não é possível fazer streaming do MP3 ou vídeo enquanto está baixando ou até mesmo sem baixá-lo. Um coisa que parece básica pra nós, mas que para a equipe do Steve Jobs não é. É possível ouvir apenas os podcasts cadastrados na iTunes Store (mais uma vez ela). O que eles querem é que você baixe e escute no seu iPod, mas o que eu quero é o que outros softwares e até os players em Flash já fazem. Isto o iTunes deveria aprender com o Songbird que nas versões de teste tem streaming de áudio que não precisa ser contínuo, por exemplo, eu posso começar a ouvir o podcast a partir de qualquer ponto que ele vai começar a fazer o streaming daquele ponto escolhido de forma inteligente assim como acontece no player Google Video e no Youtube hoje. O Songbird já se mostra a promessa de melhor alternativa de player para desktop do mercado nos próximos meses, nunca esperei tanto pelo lançamento de um software quanto desse jukebox.

É, parece que a Apple focou tanto na loja de mídia que acabou esquecendo de algumas áreas que ela domina, mas que diretamente não dá muito retorno.

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • camilo vitorino da costa

    Olha só que interessa… não sabia que o monopólio feito pela apple era tão grande. Concordo que realmente não é fácil cadastrar um podcast, o primeiro que tentei cadastrar passei um trabalhão procurando o menu correto. Vamos ver se a apple vai continuar olhando para o outro lado (hardware) ou vai melhorar isso ai. Faz tempo que não vejo uma atualização de interface significativa no iTunes, até agora só saiu suporte a iPhone e afins.
    belo post. Mais um post dizendo que a Apple não é perfeita, e com razão. abraço

  • geison89

    Muito bom o texto,
    Acho que indenpente de ser apple fan boy ou não, tem que ser imparcial. Essa críticas e sugestões visam a melhoria, e também não questão de criticar a Apple uma vez na vida, a empresa é ótima mas não é perfeita, e são as necessidades que fazem as coisas melhorarem.

  • Legal o texto, acho q , como vc falou, os Podcasts não estão recebendo a devida atenção da Apple. Quem sabe melhora? Ótimas dicas no seu blog, já tá nos favoritos.

  • Eu já tomei surra do iTunes para entender como cadastrar podcasts. A Apple acha mesmo que só vão contratar podcasts provenientes da iTunes Store? A maioria dos que eu ouço nem pensa em estar lá :P

    A área de podcasts do software precisa urgentemente ser revisada.

  • Sempre tive curiosidade de conhecer os produtos Apple, mas nunca houve oportunidade…

  • Apesar de concordar contigo, sobre a revisão da área de podcasts, acredito que a Apple tenha focado a interface do soft na iTunes Store, que é de excelente navegação, deixando outras áreas mais básicas, como por exemplo o streaming de rádio, tu já viu a simplicidade daquilo?

    Eu também apanhei pacas para entender como funciona o iTunes, principalmente o lance da importância absurda que ele dá para as tags do MP3, coisa que só fui entender depois que comprei o iPod =)

    []

  • Sandra Gazoli

    Please, alguém pode me ajudar?
    Não consigo alterar o meu drive para gravação, ele está no E do lap e gostaria de alterar para o H (gravador externo), alguém poderia me ajudar?
    Thanks!

  • Sandra Gazoli

    Desculpe-me!
    Me refiro ao drive do itunes, ok?
    Obrigada

  • Eu continuo apanhando muito do podcast.

  • Eu já usei vários programas para podcast é o melhor para mim continua sendo o winamp, leve e funcional.

    Vc pode ir ouvindo antes mesmo de baixar o MP3 diferente do itunes.

    Ouçam minha rádio gospel galera…

  • Não dá pra ouvir poscasts que não estejam na App Store????
    Abraços.
    Belo post.

  • Guto

    Por exemplo, eu gostaria de adicionar ao meu Itunes o podcast da CBN, chegando em casa vou tentar fazer, só espero que eu não me surpreenda negativamente.

  • Valeu pela dica, estava quebrando a cabeça e depois que li o seu post, consegui com sucesso. Obrigado!

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais