Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 13 de May de 2006 às 13:31

Por que não “clique aqui”?

Mas afinal por que você lê tanto por aí que não é adequado colocar links desse jeito: “clique aqui“, ou “click aqui“, muito menos “clik aqui“? Pior, já encontrei até “click aquí“. Geralmente você encontra isso em sites de concursos públicos, universidades ou no mercado livre, a prova eu mostro logo mais.

Sem enrolar muito: o maior motivo para não usar é o Google, não só ele como todos os bons mecanismos de busca na web usam o link para dar valor a uma página na hora de apresentá-la nos resultados. Se muitos sites publicam o link de um tutorial assim: tutorial de como instalar wordpress se você procurar no Google: “tutorial instalar wordpress” ou “como instalar wordpress” o buscador dará uma colocação melhor a quem foi mais linkado com os tais termos buscados, como acontece com o texto mais lido e mais linkado daqui do blog. Simples.

Da próxima vez que você for colocar o “clique aqui” na arquitetura da informação do seu site ou blog lembre disso, eviste a redundância e use palavras-chave para linkar uma página, o usuário sabe que se é um link é para ser clicado. Ajude a organizar toda essa informação, você também é responsável por isso.

Ah e sabe porque eu sei que é no mercado livre, em sites de concurso público e de universidades que mais se encontra o link do tipo “clique aqui”? Só Googar pelos termos e ver que o plugin do Adobe Reader, o WinZip, plugin do Flash e a localização de CEP no site dos Correios são os primeiros colocados.

Experimentos

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • hehehehe

  • a sua própria tag diz tudo, usabilidade! muitas pessoas, eu conheço e você também com certeza, não estão habituadas a procurar links em frases ou figuras pela “mãozinha” do sistema, mesmo o link possuindo uma cor diferente, azul muitas vezes, a pessoa se perde e não navega por onde tem que navegar, e para evitar do cidadão não “clicar aqui” utiliza-se esse recurso, vamos dizer, didático… já recebi ligações de pessoas reclamando que não conseguiram visualizar PDF no site que administro do orgão em que trabalho, mesmo existindo um banner da adobe no final da página… fui obrigado a escrever a famosa frase “clique aqui para instalar blá blá blá…” triste, trágico e cômico… :) []’s

  • Clique aqui que nada. O negócio é “dá uma passadinha no meu”.
    Hehuehuehuehehue acho que preciso passar menos tempo nos comentarios de blogs alheios…
    Bjus!

  • Certa vez, o Jonatas me disse que é um ato natural colocar Clique aqui.
    Eu concordo com ele, antes eu sempre usava também, mas depois que comecei a trabalhar com SEO, tive que me educar a não usar mais. :)

  • Eu uso bastante o “Clique Aqui” :-) …
    mas s vezes eu digo “como disse o Fulano de tal” ou algo assim …

  • Por que sempre que falam disso esquecem que existe o atributo ‘title’ para a tag ‘a’ ?! :D

  • Boa Maurício… Pessoal esquece desse atributo… Pior quando tem imagem dentro do link e o cara, ao invés d colocar o title dentro do link, coloca o texto dentro do alt, pq o fdp do i.e. acostumou mal o desenvolvedor e mostra nakela janelinha amarela safada, como se fosse o title… Tanto que no FF e adjacentes, naum aparece…

    Esse pessoal… :D

  • O clique aqui ainda tem sua função. Ele serve não para o texto, mas para banners e imagens de call to action como um e-mail marketing ou o link para fechar uma venda em e-commerce.

    Agora colocar um texto como chamada e em seguida colocar o texto de “Clique aqui” é a maior furada. Por que não colocar o link na palavra que descreve o que terá no link? É muito mais racional.

    Grande abraço

  • Danilo

    Xii eu lembro disso eu usava esse termo clique aqui/click aqui… Mas agora estou tentando parar com isso,e uma coisa que chama atenção e habito colocar click aqui etc….
    Mas prometo em ir nos click aqui anonimos.rsrss

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais