Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 2 de Feb de 2007 às 16:17

Primeira Aula na Faculdade Marista

Já estou cursando Web Design na Faculdade Marista, as aulas começaram ontem. Foi a melhor opção de grade que encontrei aqui na cidade já que o mesmo curso na Maurício de Nassau ainda está muito verde e as disciplinas também não me agradaram. Os preços são praticamente os mesmos, bem salgados por sinal. A única vantagem é que a última é do lado da minha casa e a Marista são 15min de caminhada e mais 35min de ônibus, é bem distante.

A Aula Magna foi uma palestra (conversa) com o publicitário André Havro, profissional bem conhecido no meio por essas bandas. Achei que o tempo curto e a tentativa dele de transmitir um clima mais intimista à apresentação acabou prejudicando um pouco no foco de alguns pontos apresentados. A desinformação generalizada de muitos presentes também contribui um pouco. Mesmo assim a experiência foi válida principalmente para as turmas de Publicidade que também estavam no auditório. Muito Google, YouTube, Viral, 10’minutos… André deixou bem claro o que todos sabem, mas alguns ignoram: publicidade tradicional totalmente offline e sem interação está fadada ao fracasso.

Só uma das frases iniciais dele que me deu arrepios:

Quando comecei eu aprendi HTML em uma semana, na época era tudo muito tosco nem tabela tinha…

André você quis dizer que a tag table não existia ainda (o que não é provável) ou que não se fazia layouts baseados em tabela ainda? Tosco não seria o fato de fazer sites baseados em tabela? :)

Ainda deu tempo de uma aula de banco de dados com uma professora que me agradou muito. O primeiro dia de aula foi interessante, agora preciso de um dia de 36 horas, alguém tem um aí por favor?

ps.: Ah Havro, o nome da cantora é Mia mesmo e não Mila como achei.

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • Amigo

    Amigo, isto que aconteceu na aula magna foi só o começo. Não queria lhe decepcionar antecipadamente, mas com o conhecimento que eu vejo que você tem (olhando este seu blog), este curso vai ter pouco a acrescentar. Avalie bem, pois eu sei que o investimento é alto! Falo por experiência própria.

  • Bons estudos e aproveite bastante…
    Abração

  • Faculdade é bem legal, muito diferente da escola
    Vou começar o 2° ano em design digital na 3ª feira (2ª é palestra).

    Mas acho que quando ele falou sobre tabelas é quando ainda era tudo MUITO tosco, ficava tudo solto…

  • Faculdade é uma coisa muito legal, nem se compara a colegio, na facul vc tem mais liberdade alem de ser o que você muitas vezes realmente gosta de fazer.

    Curso desenho industrial – programação visual ou como prefira design grafico =P

    To curtindo bastante mesmo indo pro 2º periodo ainda estou super ancioso com a volta das aulas!

    Boa sorte nas aulas e boa caminhada ;D

  • Também queria que o dia tivesse umas 36 hrs :(

    Bom, sobre a aula, boa sorte pra vc nesse novo curso e que te acrescente mesmo, pois o investimento deve estar sendo alto, ehehe :)

  • Rodrigo, eu concordo com o primeiro comentário.
    Nem sempre faculdade agrega mais. O custo é muito alto.
    Acho que você tem capacidade de aprender por conta própria.

  • @Micox: mesmo o investimento sendo alto e eu sabendo que se aprende muito mais fora da faculdade, eu quero muito ter uma formação. Um diploma não significa nada, mas em muitas situações pode tirar o seu da reta…

    Vai ser complicado cursar? Vai, mas são “só” 2 anos e meio. :)

  • Bem… eu sou um pouco suspeita pra falar de faculdade!

    Estou no último ano de Sistemas de Informação, e eu simplesmente AMOOO a faculdade!

    Nem sempre tudo oq a gente vê na faculdade é útil, nem sempre tudo oq a gente vê lá é válido… mas TDO é importante!

    Eu acho SIM mto importante ter uma formação. Por mais que vc tenha capacidade de aprender mto mais sozinho e por conta própria, o dono daquela empresa que vc sonha em trabalhar um dia provavelmente não vai querer saber da sua capacidade de aprender sozinho, e sim se vc é formado e fez um bom curso.
    Alguns podem dizer que esta mentalidade mudou, mas basta vc começar a procurar emprego (em grandes empresas) pra notar que realmente nada mudou.

    E tenho ainda, mais um ponto a favor da faculdade: networking! Meu 1º trabalho consegui através de pessoas que conheci na faculdade. Parcerias para projetos novos: através da faculdades.
    E muitaaa coisa nova – pertinentes ou não ao curso – tb aprendi na facu. Lá vc vai encontrar todo tipo de maluco… basta aproveitar!

    Puxa… sempre leio seu blog, mas nunca comento. Porém, acho que esse comentário valeu por todos! rs

    Boa sorte, e aproveite a oportunidade!

    Bjos!

  • Fala rapaz!
    Eu ja tinha lido esse seu post, só não tive tempo de comentar com algo produtivo (falar só “legal cara” acho q nem vale a pena) :)

    Q legal vc ta fazendo facul de webdesign cara, eu ia fazer tb mas naum deu turma acredita? Aqui na minha cidade é complicado :( Tentei 2 vezes e desisti e por fim nem abriu o curso mesmo.

    A respeito do investimento eu só te digo uma coisa, diploma faz muita falta viu. E a faculdade te abre uma porta imensa cara, vc se sente falando de igual pra igual com as pessoas. Os melhores contatos profissionais vc faz na facul como mesmo disse a Giovanna. Faço o curso errado sim, mas depois que entrei na facul as coisas melhoram um pouco. Hoje posso não ser especialista em computação por estar no curso errado, mas já sou tratado como alguém q produz resultados.

    Rapaz, espero q de tudo certo nessa nova jornada. Trabalho, facul, tudo :D Esse ano promete!!!!

  • Pingback: » Primeiro período de Web na Faculdade Marista » Rodrigo Muniz ()

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais