Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 22 de Jun de 2007 às 01:38

Primeiro período de Web na Faculdade Marista

Lá se vai o primeiro período! Graças ao meu bom Google as férias chegaram e a carga meteórica de estresse desse final de período foi-se.

Escrevo sobre o curso de web bem menos do que desejo. Desde a primeira aula só escrevi dois textos. O plano era contar as experiências para que interessados num curso superior de web conseguissem informações pelo menos da Faculdade Marista em Recife.

Saldo do primeiro período que já foi tarde

Histórico do I Período

Apesar de não gostar muito da forma de avaliação de algumas disciplinas as notas desse período até que retratam bem o meu conhecimento. Considerando que não tive tempo de estudar para nenhuma prova da primeira das duas semanas de provas que tivemos, as médias estão satisfatórias.

Como esperado Lógica de programação foi o grande bicho papão, muita gente nas finais e se não fossem os 9,5 na segunda prova eu não estaria de férias. Minha sorte foi ter conseguido sair do trabalho uma hora mais cedo no dia da prova para praticar, já que a chave para aprender algoritmos é a prática. Só não me conformo ainda com esses 0,15 a menos na média de Hipertexto porque esqueci de um parágrafo que deveria ter letra branca, mas tudo bem. :)

Redes foi o segundo bicho papão para a turma nesse semestre. O maior motivo foi a quantidade excessiva de assuntos e a falta de contextualidade com o curso. Montar uma rede, por exemplo, é interessante mas não tem muito a ver com o meu objetivo com o curso, sem falar nos milhões de termos técnicos que dão a impressão de estarmos num curso de Ciências da Computação. Deve-se pensar numa enxugada no programa da cadeira de redes urgentemente.

Os problemas, Tio Murphy, whatever, ‘pam’…

A instituição além da tradição, conceito máximo no MEC e uma estrutura física de dar inveja tem seus problemas. A grande dor de cabeça desse período foi a conexão de Internet. Quando chegamos notamos que nem parecia uma conexão para curso tecnológico, lenta demais. Fomos informados que em pouco tempo um novo link estaria ativo. Agora depois de 5 meses terminamos os trabalhos desse final de período quase chutando as máquinas dos laboratórios, nem o Wi-Fi funcionava bem. O novo link que estava em teste é rápido, porém instável como uma mulher na TPM. Inclusive isso chegou a prejudicar minha equipe na apresentação do trabalho de Comunicação que estava online e gerou um grande incômodo entre nós e até pequenos atritos com professores. No final deu certo e veio o 10, mas a conexão continuou péssima.

Outro problema é o sistema que usamos para ter acesso aos materiais das aulas batizado de “Portal Universitário” que tem tantos problemas técnicos e de usabilidade que precisaria de uma categoria do blog só para falar disso. Chega a irritar a quantidade de cliques para fazer uma das ações mais comuns e simples que é enviar um exercício. O sistema é da Positivo e é tão péssimo quanto deve ter sido bem caro. Poderia ter dado lugar a alguma solução opensource como o Moodle utilizado por inúmeras instituições de ensino brasileiras.

O segundo período

Estou bem mais empolgado já que terei cadeiras mais focadas em meus interesses como: Interface Homem-Máquina, Planejamento Visual Web e Arquitetura da Informação. Essa última com o cordenador do curso.

As férias estão com um clima esquisito de saudades das aulas ou seria vontade de pagar as cadeiras o mais rápido possível? Que venha no segundo! :)

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • Eveline Peres

    É isso aí, Rodrigo. Apesar do estresse com os estudos e dos problemas com conexão e alguns professores, o primeiro período foi bem legal. Que venha o segundo!!! A gente se encontra lá!!!

  • Wilson Cordeiro

    Ao que parece depois das batalhas que travamos todos estão inteiros.

    O acesso à internet realmente foi o grande vilão do período, dos 3 trabalhos apresentados por mim todos foram prejudicados em seu conteúdo ou em sua totalidade por ineficiência do acesso, em e-mail escrito por mim ao coordenador para expressar toda a insatisfação que é geral, maaaaaas, vocês já devem imaginar no que deu né.

    Que venha o segundo!

  • epcap

    He isso ai camarada! concordo em quase tudo. apesar de estar devendo materia, quero agradecer pela força que vc deu no dia 22/06/2007 ensinando-nos CSS para a prova final. fato de grande tristeza para mim o fato de nao termos mais em nosso curso a France. e outros companheiros que sairam do curso. vamos ver no que da……………

  • O meu aqui ta na reta final. Estudei todos os dias do semestre, incluindo sabados, domingos, feriados e afins.. exXxtremamente estressado e cansado e ainda to correndo o risco de tomar pau denovo. Pow, quando minha bund* vai virar pra lua? :(

    Problemas com a internet aqui tb temos, e muito… Nem parece uma Universidade Federal na rota tecnologica de Minas. A rede interna? Um caos.. e agora faço parte dela mas tentando melhorar aos poucos. Acessibilidade no site? O que esperar de uma pagina inicial da faculdade feita em flash? http://www.unifei.edu.br

    Aproveitando ainda, pow.. redes é tão legal cara.. hehehehe é o que escolhi pra estudar, é o que gosto e é doq pretendo viver \o/\o/

    Parabens pelas notas e que venha o próximo semestre :D

  • Zegui

    que belas notas!!

  • Pingback: » Segundo período de Web na Faculdade Marista » Rodrigo Muniz ()

  • Bruno

    Ola Rodrigo, tudo joia?! Seguinte… estou ajudando o coordenador a montar um curso de tecnologia voltado para web. Ele me pediu pra montar a disciplina de Planejamento Visual para Web. Vc já tem a ementa do seu curso? Pode me passar, por email, para eu tirar uma ideia? Muito obrigado!

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais