Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 14 de Apr de 2007 às 12:53

ProBlogger é mesmo dono do próprio nariz?

Eu acho que não. O principal motivo apontado pelo chamado ProBlogger para largar o emprego “formal” e ganhar dinheiro com Blog é a autonomia em relação a um chefe. Mas até onde isso é verdade?

Num emprego tradicional você faz um contrato ou assina a carteira e é avaliado, qualquer erro sério você é despedido. Lá está você sem grana por culpa de um chefe. Trabalhando num blog só seu há a ilusão de que ninguém pode lhe despedir e que você é quem manda. Porém, e se você exagerar na dose de SEO? E se o Google amanhã achar que você passou da conta e que seu blog está prejudicando a relevância dos resultados dele? Você será expulso do índice de buscas, ou seja, perderá quase todos os acessos vindos do grande G. Exatamente as pessoas que mais clicam em anúncios: os paraquedistas. Então, meu caro amigo ProBlogger, está fora do índice do Google? Está despedido! Despedido ou falido.

ProBlogger que acha que é totalmente dono do próprio nariz precisa abrir mais os olhos e ver para quem realmente está trabalhando. É por isso que sempre digo que quem bloga por dinheiro precisa rever seu modelo de negócios aos moldes de Jack Bauer: “Now, DAMMIT!”

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • Como em toda a atividade, você é sempre avaliado, seja pelo seu chefe, seja pelos paraquedistas, seja pelo google, seja pelos clientes…
    A diferença é que sendo problogger, você está gerenciando o seu próprio negócio. E como tal é você que está no comando nos lucros e nos prejuízos…

    Falta saber se o modelo do AdSense é um modelo de negócio que perdurará. Até lá, vai-se aproveitando, mas sempre lembrando que não se pode ficar acomodado esperando os clicadores lucrarem para você. A InterNey que o diga…

  • Concordo Rodrigo!

    Principalmente neste “mercado” volátil da Internet, estamos expostos a vários tipos de mudanças rápidas. Hoje, você está enquadrado no modelo certo de negócio, amanhã poderá não estar mais.

    Arriscando seu emprego assim, é perigoso… Acho que a boa e velha cautela deve permanecer. Assim, mantendo-se num emprego estável e blogando ao mesmo tempo, conseguindo dinheiro, seria o ideal… No meu ponto de vista :)

  • As vezes as pessoas ficam cegas e não conseguem enxergar mais seu chefe. Muito bom esse alerta para o pessoal

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais