Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 9 de Feb de 2006 às 21:48

Que tal um Top 10?

Eu sempre tive a curiosidade de saber quais os sites mais acessados da internet, mas acabei “pagando” por essa curiosidade aqui no trabalho. Em observações feitas de forma aleatória acabei descobrindo que alguns dos sites mais acessados aqui são no mínimo desinteressantes pra mim, mas traça direitinho o perfil do usuário que mora em cidades do interior do nordeste, de baixa renda e que tenta aproveitar ao máximo o pouco tempo que tem na internet.
Vamos aos endereços mais visitados pelos queridos clientes:

10º Oi Loja

A quantidade de torpedos grátis enviadas pelo site da Oi aqui é absurda!

Gmail

Só estourou em popularidade quando aconteceu aquela confusão com a conversão da conta do Orkut para conta Google. Todo mundo achava (me inclua) que era necessário ter um Gmail para continuar na rede social, o que não é verdade. Hoje ele acabou virando, pelo menos aqui, recipiente de aviso dos recados do Orkut da maioria. Uma pena.

Wikipédia

O Ctrl + c Ctrl + v nos trabalhos escolares e acadêmicos corre solto.

Rádio Terra

Consumiu tanta banda do provedor local daqui, que eles chegaram a bloquear o site em alguns horários, isso acontece ainda hoje. E sobra pra mim que tenho que ouvir as reclamações.

RDB

Com direito a uma, duas ou mais horas de músicas mexicanas repetindo “Y soy rebelde” na minha cabeça, até em várias máquinas ao mesmo tempo!

Paparazzo – Globo

Bol

Não consigo entender como tanta gente consegue sustentar uma conta de e-mail nesse site, inclusive como e-mail principal. O webmail deles é muito ruim e não é comparando com os melhores que eu digo isso. Apesar disso 90% dos que chegam querendo abrir uma conta de e-mail estão com o endereço da Bol anotadinho num papel.

Hotmail

Muito por culpa do MSN Messenger esse ainda é o webmail mais usado, e muita gente ainda acha que ele é pré-requisito para se usar o IM da Microsoft. Estou muito curioso para saber como a maioria dessas pessoas vão se comportar com as mudanças que estão por vir, tanto nos serviços como nos nomes dos produtos dos serviços online da Microsoft, que vão virar Live.
Quando colocamos o Firefox como navegador padrão das máquinas, além de diminuir para quase zero a quantidade de malwares ainda conseguimos um problema com esse Hotmail na parte de renderização e na hora de executar algum script, mas a segurança falou mais alto.

Google

O buscador é o site top em todos os lugares? Não aqui. Apesar de conhecê-lo, muitos clientes ainda ficam perdidos sem saber onde buscar informações.
Há até uma história bizarra: Um rapaz insistia em querer acessar um tal de gógli para nele poder achar vários sites de busca e depois encontrar o que procurava. Pode acreditar, aconteceu.

Orkut

Grande surpresa hein? Quando dou uma olhada geral nas cabines das 7 máquinas, 7 estão com o Orkut aberto soberano, pelo menos minimizado (sim, as pessoas abrem várias janelas do Firefox). Sem dúvida hoje é a maior referência online que usuário daqui têm.

Tanta gente diferente acessando tanta coisa é de imaginar que exista também o “Top problemas”. Mas isso eu conto depois…

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • Jan

    Orra vei vc tem uma lan então??

    hahauha não sabia q malz :(

    Bom vc pode fazer um ranking das aplicações mais usadas também o que acha?

    Vamos fazer um bolão?? Aposto no MSN messeger hehehehe =D

    No meu trampo nem internet eu acesso direito, ta bombando de projetos pra fazer. As empresas finalmente estão investindo em e-learning, esse ano vai ser mto bom pra essa área!

    É isso, flw!!!

  • @Jan: Hehehe… E ai Jan? Na verdade a lan house não é minha não. É de um amigo, mas estou aqui toda tarde e noite.
    Espero que vocês consigam um estouro aí na área de e-learning :)
    Muita sorte!

  • trabalho em um órgão estadual e, dentre outras coisas, cuido da parte de cadastro e posso assinar embaixo esse lance do bol… é impressionante a quantidade de gente que possui esse email, lento, ruim e sem qualquer tipo de recurso, grande parte dos emails que mando aqui pelo órgão volta devido a estas opções gratuitas e ultrapassadas que existem na rede… o gmail as pessoas nem conhecem, dou a dica sobre as vantagens do email do google e alguns chegam a perguntar “o que é google?” aí nem rola falar mais nada e eu mudo de assunto e começo a falar da chuva de ontem… hehe… mas o lance de usuário padrão (email do bol/hotmail, conta no orkut, messenger e desconhecedor de blog) é real e deveria ser preocupante… post bacana :) []’s

  • Eu deixei de trabalhar em lanhouse/cyber café antes do BOOM do Orkut. Gmail e Wikipedia não eram populares ainda, não existia RBD na TV brasileira. Hehe…

    Na minha época com certeza era o Hotmail e Google. Também acessavam muito o Fotolog.Net, que é MUITO ruim. Tinha uma povo que gastava horrores para ficar usando as webcams da loja em conversa de MSN.

  • Bill

    Realmente alguns sites estranhos heheh

    Agora faz um top ae de Jogos para eu ter uma ideia se bate com os daque =]

    [s]s

  • Isso não seria invasão de privacidade? ;) Hehehe, brincadeirinha…

    Ainda bem que não é em uma grande empresa, porque se você ver o que muita gente faz ao invés de estar trabalhando… Por isso estão cortando tanto nas intranets hoje em dia…

    Abraços!

  • Joga na minha época era CS e Battlefield. Também tinha MUITA gente que jogava Warcraft 3 e uns perdiam horas no Diablo II.

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais