Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 27 de May de 2009 às 01:58

Redesign: Preparando a nova versão deste site

Em setembro o site faz 4 anos, passou da hora de levá-lo um pouco mais a sério. Com o fim da faculdade chegando em julho (espero!) decidi que era hora de planejar a reestruturação dele e tentei pensar num motivo pra não relatar aqui todos os detalhes. Não encontrei. :) Por isso hoje começo uma série de posts sobre esse processo de realinhar as coisas, desde o foco do conteúdo até os elementos do layout. Apesar de na próxima etapa eu criar um cronograma para as fases, a série não terá um intervalo regular de postagem (isso definitivamente não funciona comigo), quem assina o feed sabe que a irregularidade aqui é uma característica e como eu não vejo problema em assinar blogs assim, também não vejo problema em ter um com esse pefil (afinal não seria pra isso que serve assinaturas de feeds, delicious e tweets? Flexibilidade). Este primeiro post vai tratar do objetivo e foco do site.

Meu objetivo quando registrei um domínio era criar um portfolio, além do blog. Só que nas 4 versões do site isso nunca aconteceu, pois ele até então resumiu-se ao blog. Quero aproveitar agora pra dar uma rápida analisada nas versões anteriores e finalmente poder introduzir um portifa bacana. Porém isso não fecha o objetivo, quero também aproveitar para transformá-lo no que realmente é: um agregador de tudo que envolve meu nome, desde perfis em redes sociais, trabalhos realizados até aparições na impresa (que, ainda bem, não são muitas) e também fazer uma maior integração com o site da minha empresa.

Versões anteriores

Você já teve a oportunidade de ler uma redação escrita por você há um bom tempo (no colegial, por exemplo) e ter a sensação de que não foi o autor “daquilo”? Acho que acontece com todo mundo. E acontece não só com textos, mas também com layouts. A primeira coisa que penso ao ver um layout antigo é: “putz! como eu pude fazer um troço desses?” Porém pelo pouco que sei de comportamento, isso nada mais é do que o diaginóstico do seu processo evolutivo, ou seja, isso é ótimo! Portanto será ótimo dar uma olhada nas versões anteriores do site, principalmente pra quem adora rir de coisa tosca :)

1.0

Tela da primeira versão
A versão inaugural era deprimente, toda verde escuro meio banheiro. Apesar de verde ser minha cor preferida, onde eu estava com a cabeça pra escolher esse tom? Culpo um pouco meu antigo monitor de tubão de 14 polegadas. Eu prefiro nem levar essa versão em consideração na análise.

2.0

Tela da versão 2.0
Essa versão não chega a ser um layout bonito, mas na minha visão, foi uma evolução legal em relação a 1.0. Lembro que gostava do fato dele ser líquido, apanhei muito para codificar na época. O fato de focar só em 1 post também me agradava, mas como o foco do site era o blog isso não fazia o menor sentido. Brinquei muito com esse layout localmente, até uma versão de natal saiu, tosco. Hoje revendo é possível encontrar falhas de legibilidade no corpo do post entre outros problemas menores como o alinhamento centralizado dos títulos e o contraste da busca.

3.0

Screenshot do tema 'In Cristal'
O que mais passou tempo no ar e o que nem aguento mais olhar um pixel. Cheio de efeitos plásticos e coisa e tal, foi o tema com mais experimentalismo e diria que foi uma boa fase, mas ainda longe do ideal. Foi o que mais teve ajustes finos e por isso não tenho todas as verões, ele acabou assim:
Tela d versão 3.0
A única coisa que realmente me agradava nessa versão era poder brincar de trocar a imagem do topo. Coisa que pretendo manter no redesign futuro de alguma forma.

4.0

A versão do layout atual é simplesmente uma adaptação do tema Leopress e não poderia ser um blog mais simples.

4.9 (a versão que nunca foi ao ar)

A versão que nunca foi ao ar
De codenome Greenspot, essa versão chegou até a ser codificada. Não só uma, mas duas vezes! Uma versão fixa e outra “elástica” (que se molda ao zoom do texto). Era um layout que me agradava bastante, mas a grande culpada dele não ter ido ao ar foi minha professora de Planejamento Visual. Depois que comecei a me interessar por tipografia e estudei cores, gestalt… Foi fácil começar a ver defeitos. Tem muita coisa sobrando, aquela história de menos é mais não foi aplicada nele… Porém foi um passo importante nos estudos e a estrutura dele é a que acho que mais terá a ver com a da nova versão. Destacando um portfolio e dividindo em módulos as outras áreas.

Então o objetivo do site com o redesign está fechado: Ele deve agregar minhas principais participações na web, integrar com o site da Wenetus e destacar um portfolio, deixando o blog um pouco mais como coadjuvante. Próximos passos: criar um cronograma, analisar o público alvo e passar para a reestruturação da arquitetura da informação.

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

Tags:, , ,

  • Cara, to com saudades do tempo que o blog era mais atualizado hehehehe

    Espero que volte com tudo!

    Com o meu está uma situação meio parecida, embora eu ache que o nosso tipo de conteúdo não tem uma “data de validade”… Então o que escrevemos durante esses anos ainda vale hoje!

    Mas com certeza no futuro pretendo me dedicar mais ao blog… Agora tá foda pois to cheeeeio de frila e faculdade pra terminar também (tcc) hahaha

  • vania cordula

    rodrigo muniz comprei o telefone da tim e nao funciona estou processando a operadora

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais