Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 17 de Jul de 2007 às 14:30

Second life? Não obrigado.

Um dia alguém resolveu apostar num jogo de realidade virtual achando que era a nova grande oportunidade de negócios na internet. Gente grande foi atrás, abriu sedes vituais, criou “ilhas”, fez festas, dancinhas… Só esqueceram de um detalhe: o usuário.

Não vejo TV, mas no G1 sempre vi vídeos que o assunto era o jogo. Não desistiam, matéria do Fantástico e Jornal Nacional, enfim era como se o produto fosse deles e a imprensa especializada foi na onda.

Um dia me peguei pensando: Quem eu conheço que usa esse Second Life? Notei que na minha primeira vida não conheço ninguém que comentasse “o que aconteceu no Second Life ontem a noite”, e por aí já dava pra saber que tinha alguma coisa errada. Depois de testar o jogo tive a certeza que do jeito que estava nunca ia virar tudo isso que estavam apostando. O jogo é complicado de usar, é preciso baixar vários MB, uma boa máquina com uma placa de vídeo decente e uma boa conexão banda larga para basicamente bater papo.

Alguns ainda continuam apostando, bom saber que a Prefeitura do Recife tem pessoas tão “antenadas” e conscientes de onde aplicar o dinheiro público (fui informado pelo Luciano Ayres que a prefeitura do Recife, apesar de ser anunciada como apoio, não tem investimento financeiro no projeto…). Já alguns espertos notaram o estrago e agora é só chorar o leite, ou melhor, o dinheiro derramado.

Por enquanto acho que assim como eu, a maioria está suficientemente ocupada com sua primeira vida.

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • Também penso dessa forma. A agência na qual trabalho acabou entrando nesse ‘hype’ e fez parte desse movimento do Second Life, mas acho que nesse sentido foi bom, pois seu nome foi bastante vinculado quando se tratava do assunto.

    Mas analisando, de forma geral, o Second Life já mostrava que não duraria muito, graças a essa característica de que grande parte de seus usuários não passam da primeira semana de uso, depois nem entram mais…

    Muitos investiram pesado nisso, mas com certeza foi pra aparecer mesmo, nem tanto pelos benefícios que o “jogo” os traria.

  • Anderson

    Já o Warcraft, conheço vários. Tudo um bando de nerds, é claro!

  • monik

    Rodrigo!
    Que bom ver esse seu post, já lí tanta coisa sobre o Second Life, que às vezes ficava imaginando se eu não seria a única alma viva que não se sentia maravilhada com o jogo.
    Interessante? com certeza, mas tbm não vamos exagerar né?

    ; )
    Abraços pra vc

  • Hype…

    E convenhamos, já durou mais do que qualquer um poderia esperar.

  • Tem razão trabalho em uma lanhouse tenho 16 anos de idade não acho graça jogar Secund Life. pois estou preucupado com minha vida financeira estou afim de fazer cursos. não jogando um simples jogo que você pode fazer oque quisér.

  • Na última empresa que trabalhei, só se falava disso. Ficam de olhinhos brilhando com a possibilidade de criar uma casinha 3D por 10 mil reais e ter meia dúzia de pessoas visitando-a a cada 6 meses.
    No começo, eu achei a idéia legal, até criar minha conta e entrar no “jogo”.
    O Second Life é mal feito, desorganizado, desnecessariamente complicado e, na minha opinião, inútil.

  • arnaldo

    sem falar , nos empregos os gráficos podem substituir empregos de muita gente, para min second life não é um negócio de comerciante é um jogo, tanto é que 60% das pessoas que eu conheço usam para brincar como se fosse o jogo the sims só que em tempo real.

  • angulozero

    Depois de ler todos os comentários, só posso dizer, Second Life não para qualquer um.
    É preciso uma boa cabeça e alguma inteligência, de outra forma poder-se-á não achar piada a esta espécie de jogo.
    Mas concordo que como negócio é fraco, a não ser k se saiba mesmo alguma coisa e se queira fazer alguma coisa lá.
    Mas deixo-vos um conselho experimentem e façam amigos interessantes, se é pra usar como MSN, não vale a pena.
    Tem imensas cosias novas e interessantes, mas tem de se estar no local certo à hora certa e ter os amigos certos também.
    Eu acho genial, o SL. Divirto-me à grande.

  • Marcelo

    Meu casamento está acabando e esse jogo do inferno assim como o meu casamento term se complicado por causa desse jogo maligno. Muitos casamentos estão se acabando, pois as pessoas acabam vivendo num mundo que não existe e querem ser em seu castelo criado tudo aquilo que ela gostaria de ser assim está sendo aqui na minha casa com minha esposa.
    Não entre nessa?

  • Artur Marco

    Caro Rodrigo Muniz,
    O second Life não acabou. Quem acabou foi a parceria da “empresasinha” Kaisen Games que estava explorando muitos usuários brasileiros.

    O Second Life ainda existe e cada vez tem mais usuários conectados no mundo inteiro. O importante é explicar que Second Life NÃO é um jogo. Ele pode ser também um jogo, mas é muito mais do que isso: é um Mundo Virtual atualizado em tempo real. Por isso, de fato ele exige máquinas mais parrudas, mais rápidas.

    Agora, é a cara da internet do futuro. Ainda acredito nisso, pois adoro;) E não são as festas ou “dancinhas” (coisas pequenas diante de um mundo virtual), mas as inúmeras possibilidades que ele oferece na disseminação do conhecimento, na educação e nas formas lúdicas de comunicação.

    Para mim, é muito melhor do que um MSN ou Orkut; mas tem que saber usar e ter um bom computador.

    Abraços,

  • second life e uma bosta nao tem como cria porra nen uma ja tentei cria perdi meu tempo so mais joga imvu ou habbo second life nao tem como cria sempre quando eu chego na parte do codigo volta tudo di novo desisti

  • meu amigo criou un second life pra min o jogo ja abaxei nao tem como istala tha pedindo permisao do meu irmao

  • eu nao consigo istala ja tho doido fala qui e conta elimitada adimistrado to doido ajuden mi add no MSN rodriguinho_807@hotmail.com alguem mi ajuda tho doido

  • meu irmao tinha como meu irmao istalo

  • Thays

    Algumas pessoas diziam/dizem que esse jogo Second Life é parecido com o The Sims, por isso tentei joga-lo, mas quando instalava sempre dava algum erro.Quando finalmente tentei percebi que não era aquele jogo que diziam. Agora estou tentando ver a graça desse jogo, mas sinceramente esse jogo é complicado ^.^. Como conseguir dinheiro (L$)?E uma casa? XD E um emprego para um iniciante?

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais