Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 12 de Dec de 2007 às 01:04

Segundo período de Web na Faculdade Marista

As férias da Faculdade chegaram, mais um semestre sem ir para as finais. :) Chegou a hora de tirar o saldo desse II período, pra quem não lembra sou graduando de Sistemas para a Internet, o curso que é vendido como Web Design.

Esse que era o semestre mais esperado, por aparentemente trazer as cadeira mais legais de todo o curso, acabou trazendo algumas surpresas desagradáveis. Alguns conteúdos aplicados deixaram muito a desejar, sem falar na quantidade incontável de feriadões que atrapalharam tanto o andamento das aulas conceituais quanto das práticas. Pelo valor investido era esperado muito mais, só que parece que muito dos problemas serão resolvidos com a nova grade que será aplicada para alunos que entrarão em 2008.

O mais legal realmente foi poder trabalhar com uma puta equipe pra tentar burlar os prazos loucos do Projeto Interdisciplinar, uma bomba que acabou tendo um resultado satisfatório, inclusive ainda devo alguns posts sobre a entrega do relatório e a apresentação.

Aulas

Como profissional, as mais proveitosas foram as de Semiótica e Gestalt da cadeira Interface Homem-Máquina e todas as aulas da cadeira Planejamento Visual que vai deixar saudades. Me apaixonei ainda mais por tipografia e aprendi a trabalhar melhor agrupamentos, cores, pregnância da forma, profundidade, psicologia da informação… Doido pra aplicar isso aqui na nova estrutura do site.

Saldo das notas

Histórico do II Período

Se no primeiro período achei o resultado bom, nesse consegui estampar no histórico médias ainda mais interessantes e que acho que não vão durar muito já que a grade do terceiro semestre não é nada animadora pra mim:

  • Projeto de Banco de Dados
  • Projeto de Aplicações Web (Java)
  • Estética e Design na Internet
  • e-Business

Sim, eu vou me ferrar em Java e não tenho vergonha disso. :-P Porém três coisas me deixam mais tranqüilo: Esta será aplicada pelo mesmo professor de Lógica de Programação que consegui aprender legal; a proferoza de Banco de Dados é fudessora; estou disposto a aprender a programar de QUALQUER MANEIRA. Então deixa eu ir ali revisar Lógica, em breve volto com os posts sobre o fim do Interdisciplinar.

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • Rondy

    Leia isto e isto. Até meu papagaio SE DEI BEM.

  • Augusto

    se apaixonou pela professora também, né? eu também! :P

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais