Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 2 de Feb de 2006 às 21:45

Seu leitor gosta do seu Feed?

[Update 24/11/2006]:
Caramba, escrevi isso em fevereiro e essa história toda agora virou uma campanha muito legal que começou com o Rafael e se espalhou fácil nos blogs. Ponto para o Rafael e para quem apóia o direito de escolha do usuário.

O que você faz? Disponibiliza todo o texto, só o sumário ou é ainda mais radical e colocar só os títulos?
Essa semana lendo o Bloglines como é de costume/vício diário, fui fuçar nas opções e notei algumas coisas interessantes que eu não tinha dado bola antes, como a opção de mostrar apenas os feeds atualizados e a de escolher para que ele mostre o título, o sumário ou o texto inteiro das atualizações. Aí que me veio esse insite: “Poxa, tem tanto feed que eu gostaria de ler o texto sem precisar sair do Bloglines.” Mas assim como eu fazia, os administradores só disponibilizam o sumário dos textos para que a pessoa tenha que entrar no site para ter o texto completo, os motivos são diversos e a maioria, acredito que seja por questões publicitárias, mesmo sendo simples inserir propaganda nos feeds, hoje. Eu mesmo não sei explicar porque só disponibilizava o resumo, pois nem propaganda eu coloco aqui no site. Acredito que era porque eu tinha problemas na hora do WordPress trabalhar com imagens e links inseridos nos posts, mas ainda não lembro se é isso.

O agregador e suas questões

Dependendo dele, mesmo o administrador pedindo para disponibilizar o texto completo, se quiser, a pessoa pode exibir apenas o sumário, um exemplo é o próprio Bloglines que dá essa opção, como já mostrei acima. Isso pode ser um problema em casos de usuários que não configuram os programas e outro que não fazem isso por falta de conhecimento. Outro problema pode ser a falta de opções do próprio software. O Firefox, por exemplo, só mostra os títulos. Na minha opinião, apesar de ser o melhor navegador atual ele peca ainda na hora de gerenciar feeds, mas mesmo assim ele corresponde a 17% do pouco mais de 40 leitores desse meu feed. E agora com o IE7 a coisa vai esquentar muito entre os programas, pois esse gerenciamento de feeds dele é exatamente o ponto mais elogiado nas novidades que o navegador da Microsoft trás, o que pode jogar de vez o povão no maravilhoso mundo do RSS, ATOM e RDF.

Minha conclusão

Acho que o mais importante é deixar a escolha na mão do usuário, como acontece na hora de abrir um link em nova janela. Lembra dessas brigas, né? Pois bem, o bom senso manda você deixar o usuário escolher. Então como acredito que dos poucos leitores que tenho, deve haver alguém com a mesma vontade de ter os textos completos, vou disponibilizar tudo. Quem quiser só o sumário ou só os títulos que escolha isso no agregador, se tiver, a sua opção preferencial. Afinal, se formos analisar, é um problema muito maior você ter um leitor que quer o texto inteiro e tem só o resumo do que o que quer o resumo e tem ele inteiro a sua disposição. :)

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • Leo

    Olha, nao tem porque nao disponibilizar o feed inteiro. Alias nao disponibilizar vc esta forçando o leitor a navegar a sua pagina. Claro que pode colocar propagandas no feed, mas somente se for full texto.

    []
    Leo

  • Cara, nunca tinha pensado nisso… no caso _blank eu acabei deixando sem, fui mudando graditavamente até q me desapeguei. Tudo sem _blank (salvo em rarissimas exeções)

    Interessante pq eu coloco resumo dos meus textos tb, mas nunca tinha pensado no pq…afinal, meu blog naum tem propagandas (tem mais soh pra enxer o layout) e tb naum faco questaum que entrem no meu blog, lendo minhas viagens sobre computador já ta bom.

    Acho que vou mudar para texto inteiro mesmo, afinal, se alguem quizer ler já direto no agregador…leia… heuahaehae

  • Já que vc falou do Firefox vou dar meu pitaco:
    Acho q os desenvolvedores do FF deveriam olhar esse mar de extensões e ver quais são úteis e seriam interessantes entrarem por padrão no navegador, uma delas é o Livelines, eu uso ela desde que uso o bloglines e é chato adicionar feeds sem ela… outra é o foxmarks, idéia bem interessante…

  • Nana agora versao Blogspot :D
    Weblogger ninguem merece.
    Ahn… naum entendi muito do que voce falou. Prometo que vou ler com mais frequencia o caderno de informatica do Diario de Pernambuco.
    Xero!

  • @Felipe: Eu acho que é exatamente isso que eles tão fazendo desde o começo. Se você notar as abas por exemplo, elas eram o mais simples possível agora já possuem mais opções, como o drag em drop.
    O grande problema na minha opinião é que não conseguiram ainda a medida certa na questão entre um browser básico em que você adapta para seu gosto ou um browser que já vem completo. Mas eles tão trabalhando exatamente para isso.

  • Na boa, é simples. Não quero gerar tráfego desnecessário. Se o sumário for atraente o usuário pula dentro, senão, pula fora.

    Perco totalmente a diagramação quando terceirizo a visualização do artigo. Quando é só texto, beleza, mas quando rola alguma imagem flutando, complica.

    Não sou radical a ponto de não repensar este conceito, mas confesso que fico de saco cheio quando o cara coloca o posto todo no Bloglines.

    Assino 66 feeds. Se tudo rolasse naquela interface pouco ajustável, iria ser um caos.

  • @Fellipe Cicconi: Eu continuo achando que é melhor mandar tudo, banda hoje deixou de ser problema com servidor. Se você manda só texto ou imagens pequenas, como os sites com feed fazem hoje, não gastaria banda suficiente para se reclamar.
    Sua escolha é ter só o sumário, ok. Mas pense em quem quer todo o texto e tem só o sumário. Se você manda só o resumo a pessoa vai ficar “p” da vida com sua atitude. E outra, já deu pra notar que a maioria das vezes o resumo não é satisfatório.
    Não discordo totalmente de você quando fala das imagens com float, mas tem que haver uma solução para isso.

  • Eu acho melhor colocar tudo. Nem sei como anda o feed do meu blog, devo confessar que não conheço muito sobre o recurso para gerar feeds do WP.

    Como você faz para ter estatiticas dos seus feeds? Feedburner?

  • @Vinícius: Sim, o Feedburner tem essa e outras vantagens.
    O problema era redirecionar os já assinantes, sem que eles precisassem assinar denovo o novo endereço que o Feedburner dá.
    Pra quem usa WordPress o plugin Feedburner Feed Replacement faz o redirecionamento de todos os feeds do seu blog para o endereço do serviço.

  • Eu tava pra olhar direito esse plugin faz tempo, mas sabe como é a preguiça. Teu post me animou, vou migrar pro Feedburner, usar o plugin e descobrir se eu tenho leitores! :P

  • Abusando da sua boa vontade: Como você faz para enviar os links do seu del.icio.us pro seu feed? Eu sei que tem uns plugins pra WP que pegam os links e fazem posts automáticos, semanais ou diários.

    Como você faz pra mandar apenas para o feed e não pro site? :P

    Abraço

  • @Vinicius: Eu faço isso através do próprio Feedburner, la nas configurações tem um lugar que você configura sua conta do bloglines, do del.icio.us ou dig.

  • Bill

    Realmente melhor dispinibilizar tudo, mais pratico.
    Vou dar uma olhada nesse Feedburner

    Valews

  • sempre preferi ler o post todo pelo bloglines… fico revoltado qnd tem somente o sumário… ter q ter o trabalho para entrar no site, etc…

    bom ponto citado pelo cicconi, mas isso terá resolução, com certeza.

    akele abraço rapaz…

  • Pingback: Rafael Arcanjo » Disponibilize seu Feed COMPLETO! ()

  • Pingback: » Se não tem foco no usuário está tudo errado » Rodrigo Muniz ()

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais