Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 24 de Feb de 2010 às 19:10

Seu usuário não sabe o que é browser porque não importa

O vídeo a seguir é só pra lembrar que seu usuário é uma pessoa normal e não tem obrigação de saber o que você acha que ele “deveria” saber. :) Pare de culpá-lo pelo “browser desatualizado de cada dia”.

Engraçado é que lembro claramente o primeiro contato que tive com a internet (num cursinho de Word) em 99. Ficava entre UOL, Yahoo! e AOL sem saber o que acessar. Duas semanas depois alguém me fala desse site onde você encontra TUDO. Anotei o nome e ao chegar no curso digitei “google” no campo de busca da AOL. :) Ou seja, na época pra mim uma busca na AOL fazia mais sentido que pegar o endereço do site; e resolvia meu problema.

Como no caso do vídeo, acho que as pessoas costumam associar aquilo que claramente soluciona seus problemas reais com as coisas macro. Por exemplo, o Google soluciona problemas de busca online de todo mundo e acaba sendo o início da navegação de boa parte das pessoas, por isso é associado a termos que lembram a Internet per si.

O Internet Explorer ainda é “a Internet” pra muita gente (inteligente) que conheço, por ser aquele ícone azul na área de trabalho que resolve a necessidade de ter acesso aos sites, o problema real ai é não ter o acesso. Ninguém sai contando na mesa do bar que aquele ícone azul é um navegador/browser e que existem outros, pelo simples fato de que isso não faz grande diferença na vida das pessoas. Outro pode melhorar sua experiência? Sim, claro. Mas fique uma semana trabalhando numa empresa onde todas as máquinas rodam Windows 98 e Internet Explorer 6. Você pode reclamar, mas vai se adaptar, navegar e resolver seus reais problemas como todos os outros mortais.

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • Perfeito Muniz… O grande problema de hoje é que os desenvolvedores xingam, ficam putos com o IE mas não possuem argumentos decentes para um usuário comum…

    Por que o cara vai trocar se aquele ali o satisfaz? Pro cara foda-se se o Firefox tem extensão, tem resultados melhores no acid3, segue boa parte dos padroes da W3C… O caboclo não sabe o que é isso e nem tem obrigação disso…

    Ele eh ruim sim, mas muito mais pra desenvolvedores do que para usuários domésticos

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais