Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 3 de Jun de 2007 às 09:14

Social Bookmark substituirá a Web Search

Por que o Yahoo! não tem motivos para temer o avanço do Google?
Por que os que acham que o Google já ganhou a guerra estão errados em relação ao potencial do Y!?
A resposta está no del.icio.us.

Talvez muitos não lembrem, mas antes do império Google, Yahoo! dominava o mercado de buscas com diretórios de links. “Tudo” que você procurava esta lá organizado em temas como uma grande enciclopédia de links sugeridos por todos, filtrados e organizados pela equipe do Y!. Aí veio o Googlebot varrendo todos esses links e até hoje seguindo links pelas páginas web afora, indexando conteúdo e retornando os resultados para nossas palavras-chave.

Em 2003 Joshua Schachter criou o del.icio.us, um conceito simples com o único objetivo de compartilhar links com seus amigos por meio de tags (palavras-chave), logo o site substituiu os “Favoritos” offline de boa parte dos usuários da web e no final de 2005 o esperto Yahoo! integrou o serviço a seu leque de produtos. Discreta e até tardiamente começou a integrá-lo aos seus outros produtos: Flickr, Answers… O que muitos não notaram ainda é que muitas vezes uma busca nele retorna resultados muito mais relevantes que a cobiçada primeira página de resultados do Google ou mesmo do próprio Yahoo!.

A Folksonomia

Por meio de buscas combinando tags na URL é possível descobrir o que as pessoas estão guardando para consultas futuras, ou seja, considerando relevante. E aí está o segredo do del.icio.us: usar o trabalho de pessoas organizando links para si criando uma comunidade ativa de organizadores de conteúdo interessante para todos e essas pessoas nem notam que estão trabalhando para todos. Apesar do Google também usar as pessoas, pois ao clicar num resultado da busca Google você também está dizendo ao robô deles que aquele resultado é interessante, o uso da comunidade é muito diferente do que é feito pelo del.icio.us que, apesar de ainda ter falhas, para mim já é o futuro das buscas na Web aproveitando todo o poder da Folksonomia.

Exemplos simples de buscas por tags

Ainda não dá para esquecer o gigante, mas já houve uma queda considerável na audiência da busca Google na minha navegação e só não foi maior porque a qualidade do conteúdo em português encontrado no del.icio.us ainda não se compara ao índice do Google, mas quando o Y! laçar as versões internacionais do serviço e as pessoas que não dominam inglês começarem a usa a ferramenta, tremei Google! Seu império de buscas tem um sério concorrente.

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • Confio mais no Google quando preciso procurar algo do que nos del.icio.us de outros. Mas muitas vezes salvo o RSS dos del.icio.us de quem conheço para ter eventuais dicas de links, mas na hora que penso em procurar algo na internet o meu primeiro impulso é o google.

  • É Rafael, o Google ainda domina geral! Mas se fosse você começaria a usar a busca nos dois.

  • Não sei se o social bookmark vai chegar a superar nas buscas, mas eu particularmente também deixei o Google um pouco de lado depois que migrei todos os meus favoritos pro del.icio.us. Sou muito fã dessa ferramenta, principalmente com a extensão do Firefox que facilita muito encontrar tudo rapidinho. (Lembra que você me evangelizou no Firefox???? Agora viciei, não largo mais!) Há também quem diga que o Google é mais para meninos e Yahoo! para meninas kkkkk Não sei se você concorda mas o Yahoo! tem uma unidade visual mais consistente e bem mais bonita que a do Google, talvez por isso a analogia! :-P Brincadeirinhas a parte, os dois são uma mão na roda pra achar as coisas.

  • Eu uso os dois. Google, del.icio.us. Agora estou usando o bookmarks do Blogblogs também. Será que alguém poderia me ajudar. Alguém sabe qual é o código, script par fazer o resultado de um formulário de comentários aparecer na mesma página do formulário acima do mesmo. Assim como neste post. Isto nas linguagens HTML, XML, ASP. Vocês conhecem algum código pronto, widget, gadget ou site que ofereça o serviço gratuito. Obrigada.

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais