Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 2 de Mar de 2006 às 20:01

Suporte Sony fede. Acordo de regiões ainda mais

Não queria usar a categoria “Geral” e depois de pensar acho que é melhor considerar esse texto como uma resenha da empresa Sony. Já fiz o review do aparelho MHC-RB888D. Agora é hora de falar da empresa, ou pelo menos do seu suporte.
Considerei que o grande problema do aparelho é essa sacanagem de região nos DVDs. Ele só reproduz discos da região 4, o Brasil. Enquanto as concorrentes vêm com a filosofia “toca tudo” a Sony ainda acredita que isso das regiões ainda existe.
Como eu sou chato pra caramba, mesmo sabendo que não ia dar em nada, fui pelo menos tentar entrar em contato com a Sony e saber porque minha “vasta coleção de títulos da região 1” (claro que é mentira) não estava rodando no recém adquirido aparelho. Depois de tomar um banho do formulário de contato do site e esperar 2 dias eu consegui uma resposta. Antes de ler, aconselho você que tem qualquer coisa da empresa a entrar na página do formulário de suporte e pelo menos simular uma tentativa de contato e você vai ver que o que eles querem mesmo é que você não chegue ao botão enviar. Aliás, ele nem existe. São dois botões “Aceitar e enviar” e “Não aceitar e enviar”, eles significam respectivamente:
“aceitar receber spam da empresa e de nossos parceiros e enviar o seu problema pra gente não ler”
“ser esperto e não aceitar a nossa política de spam e enviar assim mesmo pra depois receber uma resposta pronta”
Os problemas de usabilidades são tantos no formulário que a única coisa que me vem a cabeça é que eles fizeram de propósito pra não serem “incomodados”.
Ao e-mail exatamente como foi enviado e recebido:

Olá, gostaria de saber o procedimento que devo seguir para destravar o meu equipamento para DVDs da região 1, pois possuo vários títulos desses e o aparelho não os reproduz.

Prezado Senhor Rodrigo,

Agradecemos o contato com a Sony.

Gostaríamos de informar que há um acordo mundial entre os fabricantes de DVD Players que divide a reprodução de discos de em 6 regiões, como segue:

Região 1 EUA e Canadá
Região 2 Japão, Reino Unido, Europa Oriental e África do Sul, etc.
Região 3 Ásia (exceto China)
Região 4 Brasil (América Central, do Sul e Oceania)
Região 5 Rússia, Europa Ocidental, Índia, Paquistão, África (exceto do Sul)
Região 6 China

Entretanto, não é de recomendação da SONY a prática deste ato. No mercado sabemos queexiste a possibilidade de efetuar a “abertura” do DVD, porem não conseguimos impedir a prática deste serviço por parte dos postos autorizados.Lembramos que a Sony não ensina/divulga métodos decomo fazer este procedimento sendo de responsabilidade total dos postos que efetuam este tipo de serviço.
Esclarecemos que este procedimento é uma alteração no projeto do produto e assim de responsabilidade do consumidor e do profissional competente pelo atendimento.

Todavia o produto Sony Brasilpoderáperder a garantiase o mesmo tiver seu circuito eletrônico alterado ou modificado com este propósito.Se o seuaparelho necessitar de assistência técnica,pedimos que o mesmo seja encaminhadoaoposto autorizado credenciado pela empresa Sony, que efetuou esta abertura .

Para outras informações, solicitamos que entre em contato com nossa Central de Atendimento através do telefone: (11) 3677-1080 de 2ª a 6ª feiras das 8:00 as 18:00, onde um de nossos agentes poderá auxiliá-lo.

Ficamos sua disposição.

Atenciosamente,

Marcelo Lopes

O conhecido desrespeito ao cliente que as multinacionais apresentam em seu atendimento “personalizado” já é famoso. É incrível que mesmo sendo uma resposta já pronta há vários erros de digitação. Isso é um desrespeito dos grandes. Mas a questão mesmo é: até onde vai a vontade e direito do cliente e o acordo dos fabricantes? O vendedor em nenhuma hora chegou para meu pai e falou: esse aparelho é muito bom, mas gostaria de informar que há um acordo mundial entre os fabricantes de DVD Players que divide a reprodução de discos de em 6 regiões que bla bla bla…
No review sobre o MHC-RB888D falei que queria poder substituir o DVD Player Gradiente. Quando compramos, o Gradiente veio com um grande cartão colado na parte superior do aparelho com o passo a passo de como destravá-lo para TODAS as regiões e é por isso que a gente ainda não se desfez dele. Fico sem o som 5.1, mas pelo menos vejo o filme, não é Sony?

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • É ruim mesmo o suporte. Uma droga foi que eu comprei um som da Sony nos EUA, qdo morava lá, e qdo voltei pra cá, mandei por caixa.

    Deu um problema no leitor de CD’s, e levei pra assistência. Eles disseram q nao daria pra consertar pq o produto era importado, e no Br nao tinha a peça.

    Qual era a deles? Pedir pra importar, mas não fizeram. E eu, procurando duas diferentes, tive que comprar um novo. Uma pena q um produto tao bom tenha uma assistencia como essa daqui.

  • Bill

    Aff que absurdo…
    Resposta pronta mesmo e com erros para todo lado…
    Sem contar que ja trata o cliente como um retardado ne…
    Aff
    Aja paciencia…

    [s]s

  • Muniz

    OI R. Muniz, eu sou tambem um Muniz, nascido em Aracaju – Sergipe e vivendo ha mais de 27 anos na Europa.(Theo Muniz, ator no filme de Hermano Pena,Sargento Gétulio)Sendo um artista nordestino sou Rei no Castelo Europeano.Bom, sou Pintor e vivo atualmente na França (Anglet, onde o sol faz sua moradia.)Gostaria de entrar em contato , por mais de informaçoes…Deixo meu enderêço…Um abraço pode ser que somos primos…

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais