Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 4 de Apr de 2006 às 19:58

Visual x Publicidade

Quem não conhece a expressão “O que olhos não vêm o coração não sente”? Todo mundo conhece. Uma parcela menor deve conhecer também o rapidshare, o turboupload ou o megaupload, enfim todos são sites para compartilhar arquivos que usam estratégias visuais nas suas páginas para tirar proveito financeiramente.
É engrassado porque não dá pra dizer que eles usam da forma errada ou da forma certa sem antes pensar no ponto de vista.

Ponto de vista do site

O objetivo claro deles é reverter toda essa banda gratuita gasta pelos usuários compartilhando seus arquivos em receita com cliques em banners, geralmente de publicidade textual. Dinheiro em primeiro lugar e ponto, afinal sem o dinheiro não teriam os servidores nem se pagaria as dispezas dos data centers e ninguém poderia compartilhar arquivos gratuitamente.

Ponto de vista do usuário

Para nós o objetivo do site é apenas enviar um arquivo e na maioria das vezes de baixá-lo. Muito usados hoje para compartilhar músicas e vídeos, fóruns na internet se transformaram num índice de links para arquivos hospedados nesses hosts. Quando alguém abre um link desses o que espera é a caixa de mensagens padrão para download do navegador, mas encontra uma página lotada de publicidade textual bem na altura da visão, em meio a tanto texto das mesmas cores e tamanho se encontra um contator de tamanho minúsculo pedindo pra aguardar em média 30 segundos, depois desse tempo um link minúsculo aparece, aí sim é que se clica e baixa o arquivo. Nos fóruns é comum ver gente dizendo que não conseguiu baixar nada. O megaupload chega a colocar uma caixa animada que desliza da parte superior da página até cobrir o contador que já não é lá tão visível.

Enganar ou não enganar

Usualmente falando, claro que isso está errado, numa situação dessas quem quer compartilhar arquivos quer achar o campo de upload, descrição e um belo botão “Manda!”. E quem quer baixar vai esperar abrir a caixa de diálogo do navegador mostrando em que pasta salvar ou quer achar um link “Baixe agora!”.
Mas até onde isso seria bom para os hosts? Como se ganha mais: Enganando a visão do usuário forçando-o a clicar em publicidade e frustrando alguns no objetivo principal do serviço ou deixando as coisas fáceis de usar com publicidade no seu devido lugar?

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • Ale

    Eu diria: “Gratis? Nem injecao na testa!” – Detesto servicos gratuitos por causa disso!! :-P

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais