Pular links da navegação e ir direto para o conteúdo

Publicado em 24 de Jan de 2006 às 23:54

Windows Live Mail Beta

Update 03/03/2006: A Microsoft não me disponibilizou nenhum convite adicional para testar o serviço, então não tem como eu convidar ninguém.

Um mês sem abrir o hotmail, vou olhar por curiosidade e vejo que recebi o convite para testar o Windows Live Mail Beta, um dos mais importantes produtos da investida “Windows Live” da Microsoft. Para começar o botão de entrar que veio no convite não funcionava no Firefox. Quase desisti, mas a curiosidade foi maior…
A comparação com o Gmail é inevitável. Achei tudo muito estranho, principalmente porque existiam coisas que não funcionavam, apresentando sempre erro de página. Mas lembrei que tinha modificado as opções de segurança do IE aqui no trabalho e depois de um tempo finalmente consegui ver minha Inbox.
Dá pra notar que a interface amadureceu demais com esse plágio do e-mail de Deus, ficou muito mais limpa e bonita (mais bonita que o Gmail), mas não esqueceram dos banners gigantescos já famosos no Hotmail. E essa idéia de barras de rolagens internas definitivamente não é boa. A primeira vez que se entra demora bem mais para carregar que o E-mail do Google, mas uma vez carregada o Ajax deixa as ações lá bem mais rápidas que na atual versão do e-mail.

Usavelmente irritante

Um coisa que achei irritante foi, depois de logar, ter que clicar em Mail e depois clicar em Inbox para ver a lista das mensagens, lista essa que também demora mais para carregar, mas uma vez em relação ao Gmail. Outro problema de usabilidade são os botões em forma de flecha logo acima da Inbox:
Botões flecha confundem
Eu achei que eram para ir ao próximo e-mail, mas na verdade eram pra ir pra próxima página ou para a anterior.
E essa área de leitura que não sai da minha cabeça? Diminuiu demais, trazendo a tão irritante barra de rolagem horizontal, um dos pontos mais negativos sem dúvidas. Você na verdade tem que dar duplo clique na mensagem para deixá-la maior, duplo clique em página web?
Outra coisa ruim, pra quem já se acostumou com os marcadores, voltar para as pastas é um atraso desnecessário.

Mas nem tudo é ruim

Estou sendo parcial? Sim, sou usuário pra lá de insatisfeito com a Microsoft e não é com um “novo” webmail que eles vão recuperar minha simpatia. Mas claro que a tentativa de mudança está trazendo pontos positivos.
Poder dar um resize nas colunas poderia ser considerado um ponto positivo, mas como a interface com essas três colunas não me agradou em nada…
Resize das colunas
Como já falei, a coisa ficou mais rápida. O comando de escrever um novo e-mail, por exemplo, é carregado instantaneamente se você está na aba Mail e sem nenhuma mensagem aberta, mas quando estava lendo uma mensagem, cliquei para escrever e o IE travou.
Pra mim o melhor de tudo foi a possibilidade agora de arrastar e soltar as mensagens numa pasta e contatos para um grupo, característica antes só vista em programas instalados no desktop. Esse é exatamente o objetivo da MS, trazer a experiência do desktop para a página.
Drag and Drop é muito bom!
A medida de privacidade de só mostrar as imagens de um e-mail quando você autorizar, também é outra coisa boa, mas que já temos em outros webmails. A busca também melhorou, tanto em eficiência quanto em rapidez.
Tantas alterações, claro vão ter um preço. Pessoas que usam produtos da Microsoft geralmente são encaradas pela própria empresa como burros e muitos usuários não vão gostar dessas “mudanças drásticas”. Agora é esperar os outros betas da linha “Live” e a versão final do Live Mail, porque com esse beta nem penso na possibilidade de voltar o hotmail como meu e-mail principal.

Você é Desenvolvedor ou Designer?
Leia o blog do VTEX Lab, núcleo de inovação para ecommerce da VTEX. Também escrevo por lá. :)

  • E começa a luta da microsoft para ganhar o usuário insatisfeito.
    Bom não deixo o gmail tão cedo.
    Pelo menos eles estão tentando mudar, agora é esperar que esses detalhes que você citou sejam melhorados.

    [s]s

  • Muito bom sua análise Rodrigo. A M$ tem muito o que aprimorar a sua “nova geração” de webmail. Um passo já foi dado, tomara que mude muita coisa ainda, porque se continuar nesse aí, o gMail vai reinar :D

  • Testei o Mail tambem, e achei muito, muito cru. Ruim de usar mesmo. Vai ter que melhorar muito para ganhar usuarios. Prefiro o hotmail como esta para ser sincero.
    []
    Leo

  • Bom, já entrei na bagaça toda e nem hotmail tenho e nem convite recebi e mesmo assim entro com meu passport quando quiser…
    Não achei nada demais, e como sou teimoso não vou usar só pq é do kill bill.
    Abraços

  • uma coisa que vc escreveu sobre a MS tratar seus usuários como burros me fez lembrar de um road show da MS que fui sobre segurança no xp, o jeito que o cara deu a palestra com várias telas e uma apresentação powerpoint gigantesca falando da “segurança” do xp foi perceptivel que a MS acha que 99% dos os usuários são estúpidos clicadores de botões “next”, sem ao menos ler o que está escrito na caixa de aviso… bom, mas sobre o live mail gostaria de testa-lo somente, esse lance de arrastar é realmente demais, mas até eu mudar do gmail vai demorar muito hein… :) []’s

  • Roberto

    tenho o convites para o live messenger troco pl do live mail … s0ld13r_793@hotmail.com

  • Pingback: » Gmail mais integrado ao Gtalk - Rodrigo Muniz + Tecnologia, Webstandards, CSS, Internet, Web design, Cultura, Fotografia, Música... ()

  • quero saber como ter um desse

  • leandro

    cara eu axei legalzinho esse programa… gostaria de poder testa-lo… será que tem jeito de vc me mandar um convite? mesmo q seja em ingles… soh p testar mesmo!! mais se for em portugues eh melhor xD vlw

    leandropivaf@hotmail.com

  • Higor

    Tb sou usuário do gmail e pregador de que ele é o melhor e num tem outro, mas tenho aquela mesma curiosidade que tu teves em abrir o convite que num abriu no firefox, é cruel. Se puderes me mandar um convite seja do messenger ou do email ficaria muito grato!

  • Ana

    Tenho convites para o messenger troco pelo do mail leoasexy@gmail.com

  • Fabiano Alves de Souza

    olá pessoal, bom eu gostaria muito de testar este novo email da MS, mas parece que o convite pra mim naum vai vir tão cedo, pois o tanto que eu cliquei para vir… hum… entaum se alguém puder me dar um convite, agradecerei muito
    atenciosamente
    fabiano

  • Fabiano Alves de Souza

    aaa esqueci de dar meu email

    me envie um convite do MSN ou do email live
    valeu

    fabiano_ak@hotmail.com

  • Elisson

    olah, eu estou interessado num convite do windows live email… alguem poderia por favor me mandar????
    meu email eh elisson@hotmail.co.uk

  • Pingback: Gotas de Tecnologia ()

Sobre

Nascido em 1984 é Desenvolvedor Web autodidata desde 2002. Hoje especialista em Design da Informação pela UFPE é Designer na equipe de UX no VTEX Lab (núcleo de inovação para ecommerce), da VTEX.

Saiba mais